Angelina Jolie: missão humanitária em Myanmar
30 de julho de 2015
A cineasta americana Angelina Jolie, chegou na manhã desta quarta-feira (29) a Myanmar para uma missão humanitária.
“Estou ansiosa para conhecer pessoas, conversar com grupos de mulheres, desabrigados e jovens para ouvir diretamente deles suas preocupações e esperanças para o futuro do país”, disse a atriz que é Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR/ACNUR).
De acordo com informações contidas em vários sites de notícias, esta primeira visita de Jolie ao país teria ocorrido a convite de Aung San Suu Kyi, cujo partido é o favorito para as eleições legislativas que devem acontecer no dia 8 de novembro no país. No entanto, a Enviada Especial da ONU já realizou dezenas de visitas a outros campos de refugiados na Ásia.
Especialmente afetada pela situação dos rohingyas – uma perseguida minoria muçulmana – Jolie criticou abertamente o governo tailandês em 2009 por não fazer o suficiente para ajudá-los. Na época, a atriz visitou um campo de refugiados na fronteira entre Myanmar e a Tailândia. Desta vez, seu itinerário não foi anunciado por razões de segurança, mas é provável que ela visite o estado de Arakan, onde os rohingyas vivem.
Antes de Myanmar, Angelina esteve no Camboja, onde pretende gravar um filme para a Netflix, sobre o regime do Khmer Vermelho através dos olhos de uma criança. Jolie irá adaptar o livro “First They Killed My Father: A Daughter of Cambodia Remembers” em que a cambojana e ativista de direitos humanos, Loung Ung, recorda os horrores vividos durante o regime que fez cerca de dois milhões de mortes entre os anos de 1975 e 1979.
Parte do texto foi retirada do site UOL.
• CANDIDS > 2015 > 29/07/15 (3x)
• TRABALHO HUMANITÁRIO > 2015 > 29/07/15 – MYANMAR (30x)
- Notícia anterior: Novo filme de Angelina Jolie prestará tributo ao Camboja
- Próxima notícia: Angelina e Pax visitam campo de refugiados em Myanmar