Jolie visita refugiados Rohingya em Bangladesh
4 de fevereiro de 2019
Nesta segunda-feira, dia 04 de Fevereiro de 2019, a Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (UNHCR/ACNUR), Angelina Jolie, aterrizou em Bangladesh para visitar refugiados Rohingya.
De acordo com o site oficial da UNHCR, Bangladesh foi afetado com o deslocamento de mais de 730 mil refugiados Rohingya vindos de Myanmar desde agosto de 2017 e agora, abriga quase um milhão de refugiados. A maioria dos refugiados – mais de 620.000 pessoas – vive em apenas uma região: Kutupalong, o maior acampamento de refugiados em todo o mundo atualmente.
Jolie está realizando uma missão de três dias na região de Cox’s Bazar para avaliar as necessidades humanitárias dos refugiados Rohingya e para avaliar alguns dos desafios enfrentados por Bangladesh como um país anfitrião.
A Enviada Especial irá concluir sua missão no país em Daca onde irá participar de reuniões oficiais com a Primeira Ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, e com o Ministro de Relações Exteriores, AK Abdul Momen, para discutir de que forma UNHCR pode melhor ajudar a atual resposta dada pelo governo de Bangladesh, juntamente com a necessidade de encontrar soluções seguras e sustentáveis para o sofrimento de uma das minorias mais perseguidas do mundo.
Jolie se concentra em grandes crises de deslocamento forçado, representando a UNHCR e o Alto Comissario da ONU a nível diplomático. Esta é a primeira visita da Enviada Especial a Bangladesh. Ela também se encontrou com o povo Rohingya durante uma visita anterior realizada a Myanmar em julho de 2015 e na Índia no ano de 2006.
Texto: UNHCR
Vídeos:
Fotos:
- Notícia anterior: Nova versão de Mon Guerlain será lançada em Março
- Próxima notícia: Em Bangladesh, Jolie visita maior campo de refugiados do mundo