Enviada Especial / Refugiados / Trabalho Humanitário / UNHCR

Em Bangladesh, Jolie visita maior campo de refugiados do mundo

5 de fevereiro de 2019

Nesta terça-feira, dia 05 de Fevereiro de 2019, a Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (UNHCR/ACNUR), Angelina Jolie, visitou Kutupalong, o maior acampamento de refugiados do mundo, que fica localizado na cidade de Cox’s Bazar em Bangladesh.

Durante o segundo dia de sua missão humanitária, Jolie fez um pronunciamento a respeito da situação dos refugiados Rohingyas e disse:

“Estou emocionada e orgulhosa por estar aqui com vocês hoje […] Vocês tem todo o direito de não serem apátridas e a forma como estão sendo tratados envergonha a todos”, disse Jolie acrescentando que a crise foi resultado de décadas de discriminação.

“O que é mais trágico a respeito desta situação, é que não podemos dizer que não fomos avisados”.

A visita de Jolie acontece no mesmo momento em que a ONU se pronunciou dizendo que está preparando lançar um apelo de 920 milhões de dólares para ajudar os refugiados, que fugiram em razão de uma brutal repressão militar no país vizinho, Myanmar, em resposta aos ataques de militantes que aconteceram em Agosto de 2017.

A Enviada Especial disse que se encontrou com os refugiados Rohingyas e estes contaram que eram tratados como gado em Myanmar.”Eu conheci uma mulher ontem, uma sobrevivente de estupro, e ela me disse que ‘você teria que atirar em mim para que eu voltasse a Myanmar’.

“Eu peço para que as autoridades de Myanmar mostrem compromisso genuíno necessário para acabar com o ciclo de violência, com o deslocamento de pessoas, e para melhorar as condições de todas as comunidades no estado de Rakhine, incluindo o povo Rohingya”.

A Enviada Especial irá concluir sua missão no país em Daca onde irá participar de reuniões oficiais com a Primeira Ministra de Bangladesh, Sheikh Hasina, e com o Ministro de Relações Exteriores, AK Abdul Momen, para discutir de que forma UNHCR pode melhor ajudar a atual resposta dada pelo governo de Bangladesh, juntamente com a necessidade de encontrar soluções seguras e sustentáveis para o sofrimento de uma das minorias mais perseguidas do mundo.

Jolie se concentra em grandes crises de deslocamento forçado, representando a UNHCR e o Alto Comissario da ONU a nível diplomático. Esta é a primeira visita da Enviada Especial a Bangladesh. Ela também se encontrou com o povo Rohingya durante uma visita anterior realizada a Myanmar em julho de 2015 e na Índia no ano de 2006.

Em nossa Galeria, foram adicionadas mais de 30 fotos. Clique em qualquer uma das miniaturas abaixo para ter acesso ao álbum.

Fonte: Reuters

Fotos:

01 02 03 04 05