Atelier Jolie / Entrevistas / Podcast

Angelina fala sobre o Atelier Jolie em podcast

10 de dezembro de 2023

Esta semana, durante uma edição do “The BoF Podcast”, Imran Amed conversou com Angelina Jolie buscando explorar sua jornada criativa e a filosofia pessoal que a levou a se concentrar na moda ética e sustentável.

Tendo dominado o cenário cinematográfico de Hollywood durante décadas, Jolie está agora entrando em um território desconhecido – o mundo da moda.

Esta semana, ela abriu as portas do Atelier Jolie, uma oficina física multifuncional localizada no número 57 da Rua Great Jones, em Nova York, que já foi o lar de lendas da arte como Andy Warhold e Jean Michel Basquiat.

A localização histórica revela as motivações, filosofias e aspirações do novo empreendimento de Jolie. O Atelier Jolie pretende fornecer a um grupo global de artistas e designers — incluindo imigrantes e refugiados — um espaço colaborativo para a criação de peças de vestuário, incluindo peças personalizadas, inteiramente criadas a partir de materiais de estoque morto.

“Eu não penso nisso como moda. Penso nisso como auto expressão e comunidade”, diz Jolie sobre seu novo negócio.

Destaques:

• A visão de Jolie com relação ao Atelier Jolie é permitir que artesãos de pequena escala tenham a oportunidade de desenvolver seus trabalhos, suas artes e de se tornarem capazes de se sustentarem: “Dar oportunidades para que as pessoas trabalhem por conta própria é a melhor coisa que podemos fazer pelos outros. Para mim, fazer negócios globalmente e fazer parcerias… é mais importante do que apenas fazer doações e caridade”, diz ela.

• Jolie quer que a criatividade dos outros esteja no centro do Atelier Jolie: “Eu não estou interessada em me tornar uma designer conhecida. Estou interessada em fazer parte de uma grande família… Construí mais uma casa e sou uma das criadoras que brincam nela.”

• O senso de diversão também é fundamental para o negócio, que Jolie vê como um espaço de liberdade de expressão: “Você tem que fazer bagunça e descobrir o que você realmente ama… Acho que, há muito tempo, não encontrava alegria em me vestir bem porque havia tanta coisa que me incomodava neste ramo… Mas agora, eu também quero brincar.”

• A localização em Nova York oferece um espaço comercial, um café e um estúdio de design. O plano é adaptar o formato aos novos mercados: “Gostaria de fazer parceria com pessoas de diferentes países e gostaria que elas compartilhassem a propriedade do local e dos projetos”, diz ela, observando que, por exemplo, “o Atelier que estará no Japão deverá ser muito diferente, a propriedade será de forma diferente e será administrado de forma diferente, mas com os mesmos princípios.”

• Quando se trata de transformar paixões pessoais em projetos que tenham um impacto tangível no mundo, o conselho de Jolie é direto: “Você sabe o que realmente mexe com sua alma e o que te deixa chateado… Seja o que for, ao encontrar pessoas que compartilham do mesmo sentimento e ao passar um tempo com elas, faz com que você se aprofunde no trabalho.”

O podcast completo, com 39 minutos de duração e em inglês, já está disponível e pode ser escutado através do player abaixo. Infelizmente, não temos condições de traduzir e transcrever o áudio completo.

Podcast:

Fonte: Business Of Fashion