Ativista / Filmes / Produtora / Refugiados / We Dare to Dream

Em video, Jolie apresenta o filme We Dare to Dream

28 de novembro de 2023

Esta semana, aconteceu a Premiere do filme “We Dare to Dream” (Ousamos Sonhar) no Reino Unido e, antes do documentário começar, foi exibida uma mensagem de vídeo enviada pela cineasta e ativista humanitária, Angelina Jolie.

Dirigido por Waad al-Kateab, a produção mostra histórias urgentes e inspiradoras de atletas refugiados olímpicos e toca em temas como resiliência, inspiração, perda, pertencimento e esperança.

Ao longo de 98 minutos, o documentário evidencia o deslocamento forçado destas pessoas que já eram atletas antes de se tornarem refugiadas.

Em junho deste ano, Jolie se tornou Produtora Executiva do longa. Na época, através de um comunicado oficial, ela se manifestou dizendo:

“Desde que conheci Waad Al-Kateab, vi que ela é uma força do bem, com talento e visão extraordinários. Sua arte em explorar as experiências dos refugiados sempre permanecerá comigo e estou profundamente orgulhosa por estar ao lado dela em “We Dare to Dream”, em apoiar as questões que o filme explora e em apoiar as pessoas de todo o mundo que este filme excepcional procura elevar.”

O documentário dá luz para a vida dos refugiados que foram forçados a se deslocar, mas que não desistiram de buscar seus sonhos e de buscar novas oportunidades para mostrarem seus talentos em diferentes países ao redor do mundo.

No trecho do vídeo compartilhado esta semana, através das redes sociais, Jolie diz:

“[…] no qual Waas se tornou uma refugiada. Desde quando se instalou no Reino Unido, junto com sua linda família, Waad passou a ocupar um novo lugar no mundo e colocou toda sua energia e toda a sua força neste novo filme. “We Dare to Dream” nos mostra uma nova perspectiva de seu mundo ao lado de atletas refugiados que fazem parte da Equipe Olímpica de Refugiados. É também um corretivo super bem vindo dos estereótipos que afligem os refugiados já que são, frequentemente, retratados como um fardo para as sociedades. Eu trabalhei com refugiados durante 20 anos e eles são as pessoas mais corajosas, resilientes e capazes que você poderia desejar conhecer. A própria Waad personifica isso é neste espírito em que eu me sinto profundamente feliz em apresentá-la juntamente com este filme.”

Em meio a um número crescente de pessoas refugiadas no mundo, que já ultrapassa 110 milhões, o filme dá voz para as pessoas que viveram na pele, as consequências da guerra, das perseguições e das violações de direitos humanos. No entanto, para além dos desafios, o documentário destaca a esperança como uma forma de continuar a vida em outros países e a persistência dos atletas ao buscar seus sonhos por meio do esporte.

A diretora do filme, Waad al-Kateab, é jornalista e nasceu na Síria em 1991. Em 2016, ela começou a registrar a guerra em Aleppo, em uma série jornalística exibida na televisão. Ao lado de Edward Watts, dirigiu o primeiro documentário, “Para Sama” (2019), que retratou cinco anos de sua vida em meio ao conflito na Síria e foi indicado ao Oscar na mesma categoria. “We Dare to Dream” é seu segundo longa-metragem.

Infelizmente, o longa não está mais em exibição nos cinemas brasileiros e ainda não encontra-se disponível nos canais de streaming.

Fonte: ACNUR | The Hollywood Reporter | Twitter