Instagram

No Instagram, Jolie apoia mulheres do Irã

19 de fevereiro de 2023

Neste domingo, dia 19 de Fevereiro de 2023, nossa musa inspiradora – Angelina Jolie – fez uma nova postagem em sua conta oficial na rede social “Instagram” e demonstrou solidariedade às mulheres que atualmente protestam no Irã.

No post, Jolie postou um vídeo divulgando uma exposição que está sendo criada pela artista Prune Nourry. O projeto intitulado “Strand For Women” busca reunir mechas de cabelos de pessoas que apoiam as manifestações e será exibido no dia 08 de Março de 2023 na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

A atriz também compartilhou fotos cortando o cabelo das filhas Zahara e Shiloh. Na publicação, Angelina escreveu:

“As mulheres no Irã estão protestando contra a injustiça cortando seus cabelos. Minha família e eu estamos apoiando seus atos de resistência, enviando uma mecha dos nossos cabelos para este projeto de arte global. Qualquer um pode participar.”

“Minha amiga Prune Nourry está realizando um belo projeto de arte para mostrar solidariedade às mulheres corajosas do Irã que lutam por igualdade, por direitos e para honrar a coragem delas. Minha família está participando. Qualquer pessoa pode participar do projeto enviando uma mecha de cabelo, até o dia 25 de fevereiro, para o endereço: MBE #235, 13 Rue de la Boétie, 75 008 Paris, France. A exposição acontecerá em Nova York, no dia 8 de Março de 2023.”

Os protestos começaram em Setembro do ano passado, em razão da jovem Mahsa Amini, de 22 anos, ter morrido após ser detida pela polícia do Irã por usar o hijab (um dos tipos de véu islâmico que é obrigatório) de forma incorreta.

Desde a morte de Mahsa, mais de 80 cidades de diferentes regiões do Irã participaram das manifestações durante vários dias, com mulheres queimando hijabs e cortando seus cabelos em forma de protesto.

No ano passado, Angelina também fez uma postagem apoiando os protestos dizendo:

“Respeito às mulheres corajosas, desafiadoras e destemidas do Irã. Por todas aquelas que sobreviveram e resistiram durante décadas, por todas aquelas que vão às ruas hoje, em nome de Masha Amini e de todas as jovens iranianas como ela. As mulheres não precisam que sua moral seja policiada, suas mentes sejam reeducadas ou que seus corpos sejam controlados. Elas precisam de liberdade para viver e respirar sem violência ou ameaças. Essa postagem foi feita para as mulheres do Irã. Nós estamos vendo vocês.”

Fonte: Instagram