Ativista / Bee School / França / Guerlain / Trabalho Humanitário / Women For Bees

Jolie ministra aula sobre abelhas na França

17 de fevereiro de 2023

No dia 30 de Janeiro de 2023, a cineasta e ativista estadunidense – Angelina Jolie – esteve na França para participar de vários compromissos organizados pela marca Guerlain. Um deles foi ministrar uma aula sobre abelhas em uma escola primária na região de Clichy-sous-Bois.

Ao lado de Lorène Mouchet – apicultora do primeiro grupo formado na França em 2021 pelo programa “Women for Bees” – e de Cécile Lochard – Diretora de Desenvolvimento Sustentável da Guerlain – Jolie participou da “Bee School” (Escola de Abelhas) que aconteceu na Ecole élémentaire Henri Barbusse.

Angelina contou às crianças sobre o papel primordial que as abelhas desempenham, como polinizadoras, para salvaguardar a produção de nossos alimentos e a conservação da biodiversidade. A Guerlain e a escola primária instalarão colmeias no local e organizarão mais sessões da “Bee School” nos próximos meses.

A “Bee School” foi criada em 2018 com o objetivo de continuar a aumentar a conscientização sobre a importância da conservação das abelhas para o mundo de hoje e no futuro.

Após o sucesso da fase piloto na França, o programa foi lançado globalmente em 2021. Cerca de 6.000 crianças, em mais de dez países, puderam descobrir os vários problemas enfrentados pelas abelhas e a importância da conservação da biodiversidade em geral. Até 2025, 100 mil crianças terão participado do “Bee School”.

Já nesta sexta-feira, dia 17 de Fevereiro, Jolie também fez uma postagem em seu perfil oficial na rede social “Instagram”, onde compartilhou fotos e escreveu na legenda:

“Há algumas semanas, tive o prazer de participar da “Bee School” em uma escola primária em Clichy-sous-Bois, na França, com o objetivo de ensinar às crianças o papel fundamental que as abelhas desempenham como polinizadores com relação à nossa segurança alimentar e na conservação da biodiversidade. A aula foi adorável. Jovens mentes brilhantes fazendo grandes perguntas. As crianças sempre entendem rapidamente coisas que os adultos, muitas vezes, tentam complicar ou inventar desculpas. Foram muitos sorrisos, exceto quando perceberam que, sem as abelhas, não haveria chocolate! Conversamos sobre como o desaparecimento das abelhas é um fenômeno mundial que está colocando em risco a biodiversidade. Estes são os tipos de atividades diárias que você pode fazer com seus filhos em casa:

1. Plante melíferas – plantas ricas em pólen e néctar – para criar um habitat seguro e uma fonte substancial de alimento para as abelhas.

2. Crie seu próprio bebedouro de abelhas em casa. As abelhas precisam de água, não apenas para matar a sede, mas também para alimentar as larvas em desenvolvimento e manter seus ninhos frescos durante o verão. É assim que você pode criar um bebedouro seguro para abelhas em casa:

* Pegue uma tigela grande, que não seja feita de plástico ou de alumínio. É importante que os materiais sejam porosos ou minerais para que as abelhas tenham uma melhor aderência e evitem afogamentos. Esses materiais permitem que a água preencha os pequenos espaços com mais facilidade, permitindo que as abelhas bebam.

* Adicione água e pedras, pedras e/ou seixos. As rolhas também podem ser uma boa alternativa.

* Coloque o bebedouro em seu jardim. As abelhas devem poder acessá-lo facilmente, portanto, deve ser deixado ao ar livre, em uma área grande o suficiente, livre de qualquer risco de segurança.

Observação Importante: Antes de seguir as instruções dadas por nossa musa, lembre que o Brasil é um país tropical e, nos países tropicais e subtropicais, devemos tomar cuidado com o acumulo de água em recipientes externos, já que temos que combater a Dengue, Chikungunya e Zika.

Para tomar medidas preventivas e impedir que a dengue chegue até a sua cidade ou município, a melhor atitude é combater os focos de acúmulo de água. Esses locais são propícios para a criação e reprodução do mosquito transmissor da dengue. Para prevenir a chegada da doença veja alguns cuidados importantes:

1) Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água; 2) Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; 3) Não jogue lixo em terrenos baldios; 4) Se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; 5) Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje; 6) Encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda; 8) Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; 9) Limpe as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; 10) Lave com frequência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana; 11) Os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência; 12) Convoque seus vizinhos, sua comunidade, amigos e parentes a se engajarem nesse combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Instagram | Vanity Fair Italia | Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso

Fotos:

01 02 03 04

TRABALHO HUMANITARIO » INICIATIVAS, FUNDAÇÕES E PROGRAMAS » WOMEN FOR BEES » BEE SCHOOL – FRANÇA (35x)