ACNUR / Enviada Especial / ONU / Refugiados / Trabalho Humanitário / UNHCR

Jolie renuncia ao cargo de Enviada Especial

16 de dezembro de 2022

Depois de mais de 20 anos de trabalho dedicado e comprometido com a Agência de Refugiados da ONU, defendendo os direitos e a proteção de pessoas deslocadas à força em todo o mundo, Angelina Jolie está deixando seu papel como Enviada Especial do ACNUR para se envolver em um conjunto mais amplo de ações humanitárias e questões de direitos humanos.

Uma das defensoras mais influentes dos direitos dos refugiados, Jolie continuará a trabalhar para construir um sistema internacional mais igualitário, justo e inclusivo.

Em um momento em que o mundo enfrenta crises complexas, multifacetadas e interconectadas, ela planeja se envolver com uma gama de conjuntos mais amplos sobre questões humanitárias, além de trabalhar mais diretamente com organizações locais. Sua pauta continuará a incluir os refugiados e as questões relacionadas ao deslocamento forçado.

O ACNUR trabalha com Jolie desde 2001 e, em 2012, ela foi nomeada Enviada Especial. Nesse papel, ela usou sua poderosa voz para conscientizar, apoiar os refugiados e pedir por ações e soluções urgentes para as pessoas que são forçadas a fugir de suas casas e de seus países.

Nos últimos 21 anos, Jolie trabalhou incansavelmente realizando mais de 60 missões de campo com a finalidade de testemunhar as histórias, os sofrimentos, bem como a esperança e resiliência destas pessoas.

Mais recentemente, ela viajou com o ACNUR para o Iêmen e para Burquina Fasso com a finalidade de conhecer pessoas deslocadas que passam pelas duas das emergências mais subfinanciadas e subnotificadas do mundo.

Em um comunicado oficial emitido nesta sexta-feira, dia 16 de Dezembro de 2022, o Alto Comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi, se manifestou dizendo:

“Angelina Jolie tem sido uma importante parceira humanitária do ACNUR há muito tempo. Somos gratos por suas décadas de serviço, seu compromisso e pela diferença que ela fez para os refugiados e para as pessoas forçadas a fugir. Depois de um longo e bem sucedido período com o ACNUR, aprecio o desejo de mudar seu compromisso e apoio sua decisão. Sei que a causa dos refugiados permanecerá em seu coração e tenho certeza de que ela trará a mesma paixão e atenção para uma pauta humanitária mais ampla. Espero continuar nossa amizade.”

Também através de um comunicado oficial, Jolie disse:

“Sou grata pelo privilégio e pela oportunidade que tive de trabalhar ao lado de tantos funcionários excepcionais e dedicados do ACNUR, e de outros colegas que fazem o trabalho de salvar de vidas ao redor do mundo, e também por servir como Enviada Especial. Continuarei a fazer tudo o que estiver ao meu alcance nos próximos anos para apoiar os refugiados e as pessoas deslocadas. Depois de 20 anos trabalhando no sistema da ONU, sinto que é hora de trabalhar de forma diferente, envolvendo-me diretamente com os refugiados, com as organizações locais e apoiando a defesa de soluções.

Segundo informações compartilhadas pelo site oficial da revista PEOPLE, uma fonte próxima à atriz disse que Jolie decidiu deixar o ACNUR para poder se dedicar mais a outros esforços e apoiar grupos liderados por pessoas diretamente afetadas pelo conflito, buscando ajudar a fortalecê-las, elevar suas vozes e suas lideranças.

Para confirmar tal informação, Jolie também fez uma postagem em seu perfil oficial na rede social “Instagram” dizendo:

“Depois de mais de 20 anos, estou saindo hoje do meu trabalho com a Agência de Refugiados da ONU. Acredito em muitas coisas que a ONU faz, principalmente nas vidas que salva por meio da ajuda emergencial. O ACNUR está cheio de pessoas incríveis que fazem a diferença na vida das pessoas todos os dias. Os refugiados são as pessoas que mais admiro no mundo e me dedico a trabalhar com eles pelo resto da minha vida. Agora, estarei trabalhando com organizações lideradas por pessoas mais diretamente afetadas pelos conflitos dando mais voz a elas.”

Fonte: UNHCR | PEOPLE | Instagram