Jolie presta homenagem a Zahra Joya
26 de setembro de 2022
No dia 20 de Setembro de 2022, aconteceu a premiação “Goalkeepers Global Goals Awards” – um evento anual que homenageia personalidades notáveis ao redor do mundo.
Este ano, apesar de não poder estar presente, a cineasta, ativista humanitária e Enviada Especial do UNHCR – Angelina Jolie – enviou uma mensagem de vídeo em homenagem à jornalista Zahra Joya e disse:
“Quando Zahra Joya tinha apenas 5 anos de idade, ela se disfarçou de menino durante cinco anos para poder frequentar a escola. É difícil, para qualquer um de nós, imaginar o quão aterrorizante deve ter sido ou qual foi o dano moral causado a uma jovem garota, para quem foi dito não possuir o direito de receber educação.
O que mais me inspira com relação à história de Zahra, não é somente sua coragem e sua determinação, mas os riscos que foram tomados por sua família e por cada pessoa que manteve seu segredo, porque a valorizavam muito. Em um momento em que o mundo pode parecer tão opressivo, isso serve como lembrete de que, quando as pessoas se preparam para enfrentar o pior e, até mesmo quando arriscam suas vidas umas pelas outras, esta é a única maneira de enfrentar a crise que estamos vivendo. É também um lembrete de que nosso mundo precisa de mulheres por completo. Seguras, fortes e capazes de nos empurrar para frente.
Quando eu ouço que as mulheres afegãs estão sendo banidas de irem às escolas, de dançarem ou de cantarem, eu penso o quão amedrontados são os homens que preferem prendê-las, ou espancá-las, ao invés de lhes conceder um diploma universitário. A mente de uma garota não é feita pelo homem. Suas leis são. Ela não pertence a você. Quanto mais você impedir o destino dela, mais você irá sair dele. Ela não pode ser impedida.
Então, enquanto homenageamos Zahra por sua extraordinária coragem e contribuição, nós também honramos as corajosas mulheres afegãs que estão protestando e exigindo igualdade sem saber se vão acabar na prisão ou feridas… Nós honramos também cada uma das garotas afegãs que estão sentadas em seus quartos secretamente estudando, determinadas a aprender.
Com cada palavra que você escreveu, Zahra, você defendeu o direito de cada menina existir igualmente, livremente e independentemente. É um privilégio, para mim, conhecer você e apresentá-la esta noite. Parabéns por receber o prêmio “Goalkeepers Changemaker Award” e obrigada por sua coragem, por seu trabalho e por seu exemplo.”
Zahra Joya tinha 5 anos quando o Talibã assumiu o poder no Afeganistão e proibiu a educação das meninas. Implacável, ela se vestia com roupas de menino e caminhava cerca de duas horas para ir e voltar da escola todos os dias. Após a invasão dos Estados Unidos, no ano de 2001, ela largou o disfarce, terminou os estudos e se matriculou como estudante de direito, antes de descobrir sua vocação como jornalista.
Em Março deste ano, Jolie entrevistou Zahra para a renomada revista “TIME” – artigo este que foi traduzido na íntegra pelo Angelina Jolie Brasil e que encontra-se disponível em nosso site. Clique aqui para ler a entrevista completa.
Fonte: GatesFoundation – YouTube
Vídeo:
Fotos:
• ENTREVISTAS » 2022 » GOALKEEPERS GLOBAL GOALS AWARDS 2022 (45x)
- Notícia anterior: Jolie participa de reunião no Paquistão
- Próxima notícia: Jolie aborda temas importantes no Instagram