ACNUR / Enviada Especial / ONU / Paquistão / Refugiados / Trabalho Humanitário / UNHCR

Angelina Jolie fará visita ao Paquistão

19 de setembro de 2022

Segundo informações disponibilizadas nesta segunda-feira, dia 19 de Setembro de 2022, pelo website oficial do Comitê Internacional de Resgate (International Rescue Committee – IRC), a ativista humanitária e Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados – Angelina Jolie – fará visita ao Paquistão com o objetivo de ajudar as comunidades afetadas pelas devastadoras enchentes que assolam a região.

Chuvas fortes e enchentes em todo o país já afetaram cerca de 33 milhões de pessoas e deixaram um terço do país debaixo da água. Jolie irá visitar o Paquistão para testemunhar, entender a situação e ouvir as pessoas afetadas com relação às suas necessidades e com relação às medidas que deverão ser tomadas visando evitar esse sofrimento no futuro.

Jolie, que esteve com vítimas das enchentes no ano de 2010 no Paquistão e também com vítimas de um terremoto no ano de 2005, visitará as operações de resposta a emergências do Comitê Internacional de Resgate (CIR) e as organizações locais que ajudam os deslocados, incluindo refugiados afegãos.

O Paquistão, que contribuiu com apenas 1% das emissões globais de carbono, também é o segundo maior anfitrião de refugiados em todo o mundo. O país abriga refugiados há mais de quarenta anos.

Jolie destacará a necessidade de apoio urgente ao povo paquistanês e as soluções de longo prazo para lidar com as crises multiplicadoras das mudanças climáticas, o deslocamento humano e a insegurança prolongada que estamos testemunhando globalmente.

A Enviada Especial verá, em primeira mão, como países como o Paquistão estão pagando um grande custo por uma crise que não foi causada por eles. O CIR espera que sua visita esclareça essa questão e leve a comunidade internacional – particularmente os Estados que mais contribuem para as emissões de carbono – a agir e fornecer apoio urgente aos países que sofrem com o impacto da atual crise climática.

Shabnam Baloch, Diretor do CIR no Paquistão disse em um comunicado:

“A crise climática está destruindo vidas e futuros no Paquistão, com graves consequências, especialmente para mulheres e crianças. A perda econômica resultante dessas enchentes provavelmente levará à insegurança alimentar e ao aumento da violência contra mulheres e meninas. Precisamos de apoio imediato para alcançar pessoas com necessidades urgentes e investimentos de longo prazo para impedir que as mudanças climáticas destruam nosso futuro coletivo. Com mais chuvas esperadas nos próximos meses, esperamos que a visita de Angelina Jolie ajude o mundo a acordar e agir”.

Fonte: International Rescue Committee