Enviada Especial / Trabalho Humanitário / Vídeo

Jolie envia mensagem em homenagem a Srebrenica

12 de julho de 2020

Neste sábado, a Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, Angelina Jolie, enviou uma mensagem de vídeo em homenagem aos 25 anos do genocídio da Bósnia. O vídeo foi compartilhado pelo canal oficial da organização Remembering Srebrenica no YouTube.

No dia 11 de Julho é celebrado o Dia Memorial de Srebrenica, em homenagem aos homens e meninos muçulmanos vítimas do genocídio que aconteceu em 1995 na cidade de Srebrenica, na Bósnia e Herzegovina. Na mensagem, Jolie diz:

Eu estou pensando, hoje, nas mães de Srebrenica e em todas as outras sobreviventes cujos maridos, irmãos e filhos foram mortos no genocídio que aconteceu 25 anos atrás.

Eu penso também nas vítimas, particularmente, nas crianças, a quem foi negada a chance de viver, amar e ter suas próprias famílias. É uma perda indescritível.

E eu penso em todo o povo da Bósnia e Herzegovina, este lindo país em forma de coração, que fica no coração da Europa, que me deu muitos amigos queridos, proporcionou experiências maravilhosas e que, para mim, sempre representará força, carinho e dignidade. Ao povo da Bósnia, eu envio minha minha simpatia, meu respeito e eu estou de luto com vocês.

Eu quero falar, hoje, aos jovens da região e além dela. Vocês ainda não eram nascidos quando esse massacre aconteceu. Você pode estar se perguntando o que isso ate a ver com você.

Mas o tipo de ódio que foi levado até Srebrenica ainda continua a existir, como você bem sabe. Ele vive onde quer que as pessoas encontrem desculpas para isolar os outros e negar a eles os direitos como seres humanos iguais.

Em Srebrenica, ocorreu um crime que não aconteceu de um dia para o outro. Foi algo que poderia ter sido prevenido. Até mesmo nas últimas horas. Ele começou com preconceito, discriminação e com um discurso de ódio que demonizava um povo inteiro e que os tratavam como seres inferiores. Foi espalhado por líderes que usavam mentiras para fabricar medo e condicionar as pessoas a aceitarem a violência.

Essas tendências ainda existem em nosso mundo e continuam perigosas como sempre foram. É claro que nem todo ódio e discriminação levam a um genocídio, mas todo genocídio começa com um fracasso em enfrentar esses comportamentos. Sua geração pode resistir a isso. Ela já está resistindo. E isso me dá esperança. Vocês não precisam ser prisioneiros do passado.

Vocês podem resistir às tentativas de separá-los de qualquer outra pessoa com base em sua nacionalidade, etnicidade, religião ou cor da pele. Vocês podem rejeitar discriminação, discurso de ódio, propaganda e mentiras. Vocês podem compartilhar uma visão de um mundo construído com base nos direitos iguais, leis iguais e respeito pelas diferenças. Um mundo no qual esse tipo de assassinato, que ocorreu em Srebrenica, não pode existir. Não pode acontecer.

Esta é a melhor forma que podemos homenagear as famílias que lembramos hoje e as vítimas de perseguição ao redor do mundo com quem podemos ter orgulho de estar.

Vídeo:

Capturas:

01 02 03 04