Artigos by Angelina / Entrevistas / Escritora / TIME / Vídeo / Vídeo Conferências

Jolie participa de novo evento online para a TIME

10 de julho de 2020

Na tarde desta quinta-feira, dia 09 de Julho, a Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, Angelina Jolie, participou de mais uma vídeoconferência realizada pela renomada revista estadunidense, TIME, durante o evento “Time 100 Talks”. O evento online se concentrou na forma em que as pessoas dos Estados Unidos, e ao redor do mundo, estão se mobilizando pela justiça ambiental, econômica e social.

Durante o evento, Jolie conversou com Vanessa Nakate, uma ativista ambiental ugandense de 23 anos, que é fundadora do movimento “Rise Up”. A vídeo conferência entre as duas começa aos 36 minutos e 34 segundos do vídeo. Preocupada com o aumento das temperaturas de seu país, Nakate passou meses protestando sozinha do lado de fora dos portões do Parlamento em Kampala. Seu movimento “Rise Up” busca ampliar as vozes da África.

Angelina: O trabalho que você atualmente realiza está realmente ensinando a todos nós, porque, como você sabe mais do que ninguém, a conversa sobre a crise climática foi muito limitada a algumas vozes. Como você se envolveu nisso?

Vanessa: Antes de me formar, comecei a realizar pesquisas para entender os desafios que as pessoas [na minha comunidade] estavam enfrentando e fiquei realmente surpresa ao descobrir que a mudança climática era realmente a maior ameaça que a humanidade enfrentava atualmente. Percebi que, todas as partes do meu país, Uganda, são afetadas pela crise climática: quando você vai para o norte, as pessoas sofrem com longos períodos de seca; quando você vai para a parte leste do país, eles sofrem deslizamentos de terra e inundações. Decidi que tinha que me tornar uma voz no movimento climático e tentar obter justiça.

Angelina: Muitas vezes, você ouve que as pessoas estão passando fome por causa de conflitos ou maus governos. Mas muitas vezes tudo isso está ligado, como você aponta, ao clima.

Vanessa: Alguns dos conflitos surgem em razão da escassez de recursos. Por exemplo, o lago Chade, na África, encolheu um décimo do tamanho em apenas 50 anos. A população continua crescendo. Então, definitivamente, haverá uma luta por recursos. E isso vai atrapalhar a paz na região. Quando você olha para a raiz de tudo isso, às vezes as coisas começam com as mudanças climáticas.

Angelina: O ativismo climático não é fácil em muitos lugares, mas você vive em um lugar onde pode ser presa. Você é realmente muito corajosa em fazer o que faz.

Vanessa: Não é fácil sair por aí, especialmente no começo, quando eu estava fazendo esses ataques sozinha. Minha família realmente não entendeu o que eu estava fazendo. A maioria dos meus amigos achou muito, muito estranho. Mais tarde, porém, muitos deles começaram a entender por que eu estava fazendo isso. E alguns deles decidiram se envolver.

Angelina: Você não está apenas se manifestando e conscientizando, mas também está procurando soluções práticas, trabalhando com jovens e escolas.

Vanessa: Decidi iniciar um projeto que envolve a instalação de energia solar e fogões institucionais nas escolas. Precisamos de uma transição para a energia renovável e, muitas dessas escolas, estão nas comunidades rurais que não podem pagar pelos painéis solares ou pelos fogões e com todos os custos envolvidos na instalação. Eles ajudaram a reduzir a quantidade de lenha que essas escolas usam. Por exemplo, se uma escola usar cinco caminhões de lenha, eles usarão dois caminhões de lenha com o fogão, reduzindo assim a quantidade de lenha usada. E também é uma experiência de aprendizado para alunos, professores e pais.

Angelina: Eu sei que você é apaixonado pelos efeitos das mudanças climáticas nas meninas. E com tantas meninas fora da escola [por causa da pandemia], as coisas estão, infelizmente, muito perigosas.

Vanessa: Vi, especialmente nesse período, que mais meninas engravidaram durante o confinamento. E é realmente comovente ver como uma menina é vulnerável. É muito, muito, muito perturbador. As mulheres são as que colocam comida na mesa. Eles fornecem todas essas coisas para suas famílias. E, no entanto, em um desastre, elas são as sofrem mais. No meu país, nunca permitiram que as meninas escalassem árvores, principalmente porque isso custaria sua dignidade e seus valores, como nos diziam. Mas, durante uma enchente, a maneira mais rápida de sobreviver, se você não sabe nadar ou se não consegue escapar, é escalando uma árvore até que a ajuda chegue. E isso me faz perceber que as mulheres são realmente as mais afetadas na crise climática. Não poderíamos obter justiça climática sem enfrentar os desafios que as mulheres enfrentam em suas vidas diárias.

Angelina: Estou morando nos EUA e muita coisa está acontecendo com o movimento Black Lives Matter. Você falaria sobre a desigualdade que você vê quando se trata da forma como estas questões globais são tratadas?

Vanessa: Essa desigualdade, é claro, começa com o tipo de sistema em que estamos. É o sistema que precisa ser completamente destruído. Porque, se continuarmos nesse tipo de sistema, veremos continuamente as desigualdades e veremos as pessoas mais afetadas sendo continuamente traumatizadas, continuamente destruídas e deixadas sem nada. Com relação ao Black Lives Matter, quando eu descobri isso, foi muito, muito comovente e muito perturbador pensar que realmente existem pessoas por aí que estão sofrendo atos terríveis de racismo. É algo que vivenciei até certo ponto, mas não foi tão profundo quanto o que está acontecendo nos Estados Unidos. Lembro que, em Janeiro, eu fui cortada de uma foto com outros ativistas climáticos e, para mim, isso foi uma forma de racismo. Parecia que eu tinha sido roubada do meu espaço. E eu não fui a primeira. Isso vai acontecer continuamente, a menos que você ponha fim a um sistema que promove o salvadorismo dos brancos. Se não abordarmos a questão da justiça racial, não conseguiremos obter justiça climática. Portanto, todo ativista climático deveria advogar pela justiça racial porque, se a justiça climática não envolver as comunidades mais afetadas, não será justiça.

Angelina: Existem maneiras pelas quais precisamos mudar nossos sistemas educacionais ou maneiras pelas quais podemos educar as pessoas sobre a África?

Vanessa: Eu acho que o que as pessoas realmente precisam entender, primeiro, é que a África não é apenas um país. Na verdade, é um continente com 54 países. Lembro-me da história que aprendemos [na escola], e falava muito de escravidão e tudo isso. Eu acho que é uma narrativa que precisa mudar. Não precisamos aprender sobre toda essa crueldade pela qual nosso pessoal passou porque, para mim, isso diminui completamente nosso valor como pessoa. Penso que as crianças africanas, ou quaisquer outras crianças, devem ser informadas sobre o poder que existe na África. O continente africano não é apenas sobre a história da escravidão. É sobre os jovens que cresceram e se tornaram médicos, que se tornaram profissionais em suas próprias carreiras. A outra coisa que eles precisam saber: que quando uma voz africana fala, isso é realmente um assunto importante porque, há muito tempo, temos poucas vozes saindo do continente africano que são amplificadas. Mas [muitos outras pessoas] nunca tiveram a chance de suas histórias serem ouvidas. Pessoalmente, acredito que toda pessoa que exige justiça ou advoga mudanças em sua comunidade, tem uma história para contar. E acredito que a história deles tem uma solução. As pessoas precisam entender que o povo africano tem soluções que mudarão o mundo.

Esta entrevista foi condensada e editada para maior clareza.

Fonte: TIME

 

Vídeo:

Fotos:

01 02 03 04