Artigos by Angelina / Entrevistas / Escritora / TIME / Vídeo

Jolie participa de cúpula virtual organizada pela TIME

23 de abril de 2020

Nesta quinta-feira, dia 23 de Abril de 2020, a cineasta norte americana e Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (UNHCR / ACNUR), Angelina Jolie, participou da cupula virtual “TIME 100: Finding Hope” (Encontrando Esperança), organizada pela renomada revista TIME de qual é escritora colaboradora.

Jolie falou com o editor chefe da revista, Edward Felsenthal, em uma vídeo conferência. Os dois conversaram sobre o último artigo escrito por ela sobre o qual a atriz fala a respeito dos reflexos do corona vírus na vida das crianças ao redor do mundo.

O coronavírus mostrou “as falhas dos nossos sistemas em todo o mundo”, disse Jolie à Felsenthal. “Mesmo antes da pandemia, 258 milhões de crianças em todo o mundo estavam fora da escola, 30 milhões foram deslocadas e só nos Estados Unidos mais de 11 milhões de crianças enfrentavam grave instabilidade alimentar, explicou ela. “Nunca deveríamos ter crianças vulneráveis no mundo”, disse ela.

Agora que o vírus fechou as escolas, colocou as pessoas em quarentena dentro de suas casas e levou a déficits econômicos generalizados, as crianças estão sofrendo ainda mais com esses e outros problemas.

“Este é um momento de indignação”, disse Jolie. “Para grandes mudanças em todo o mundo.”

Para muitas crianças, a escola é mais do que apenas um lugar para aprender, explicou Jolie – é um lugar que pode fornecer sua única refeição nutritiva do dia, oferecendo uma rede de apoio de colegas e uma fuga dos ambientes domésticos insalubres. Para as crianças que vivem com um agressor, a escola também é um lugar para que “os hematomas sejam notados”, continuou ela. Agora que precisam ficar em casa, os especialistas temem que o abuso infantil passe despercebido.

Felsenthal e Jolie também discutiram como o trabalho humanitário continuou durante a pandemia. “Milhares de colegas do UNHCR ainda estão trabalhando na linha de frente nos campos de refugiados e, embora os campos ainda não tenham experimentado um surto do vírus, os especialistas temem que, se isto ocorrer ocorrer, ele deve “se espalhar muito rapidamente”. “Este é realmente um momento assustador”, acrescentou.

Ainda assim, Jolie disse que acredita que o mundo pode se unir. “Eu acredito na humanidade. Eu tenho esperança. E acho que não podemos nos dar ao luxo de não ter esperança ”, disse ela a Felsenthal. “Acho que, quando as pessoas estão conscientes, se puderem seguir um caminho que as ensine sobre como ajudar e sobre como fazer, elas o farão”.

Fonte: TIME

Fotos:

01 02 03 04