Enviada Especial / Refugiados / Trabalho Humanitário / UNHCR

Jolie recebe benção durante o segundo dia de missão no Peru

23 de outubro de 2018

Nesta segunda-feira, dia 22 de Outubro de 2018, a Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (UNHCR / ACNUR) recebeu a benção de uma madre durante o segundo dia de viagem em sua missão de campo no Peru.

A atriz ganhadora do Oscar de 43 anos está, atualmente, realizando uma missão de três dias para avaliar as necessidades dos refugiados venezuelanos, assim como também, para avaliar os desafios enfrentados pelo Peru como um país anfitrião.

No segundo dia de viagem, Jolie visitou o Centro Binacional de Atención Fronteriza localizado na cidade de Tumbes, onde cerca de 2.000 refugiados venezuelanos chegam ao Peru todos os dias vindos pela fronteira norte. Ao visitar a cozinha do estabelecimento, a Enviada Especial recebeu a benção de uma freira local chamada Sofia, que faz parte da Organização Filhas de Santa Ana, que transformou seu convento em uma cozinha de sopa que alimenta centenas de refugiados por dia.

Nesta terça-feira, dia 23 de Outubro, depois de participar de uma reunião com o Presidente peruano Martín Vizcarra, Jolie concedeu uma conferência de imprensa através da qual destacou a devastação que os venezuelanos enfrentam e o desespero que passam ao procurar uma vida melhor.

“Todo venezuelano que eu conversei, descreveu a situação de seu país como desesperadora. Ouvi histórias de que na Venezuela, as pessoas estão morrendo por falta de assistência médica, por falta de medicamentos; pacientes com câncer cuja quimioterapia foi abruptamente interrompida, pacientes diabéticos sem acesso à insulina, crianças sem antibióticos, pessoas famintas e relatos trágicos de violência e perseguição,” disse Jolie.

“Nenhum dos venezuelanos que conversei quer caridade. Eles querem uma oportunidade para que possam se ajudar. A mensagem que eu vou consistentemente foi: “nós não queríamos sair, nós tivemos que sair”. Depois de conversar com tantas pessoas, ficou claro para mim que esse não foi uma movimentação feita por opção,” continuou ela.

A Enviada Especial elogiou o povo do Peru e o Presidente Vizcarra por sua “resposta generosa e flexível a essa difícil situação” e por ajudar os refugiados venezuelanos a conseguir uma situação legal.

“No momento em que os princípios fundamentais estão sendo questionados, é mais importante do que nunca que tenhamos os sistemas e recursos para identificar pessoas com pedidos genuínos de refúgio e asilo, e para garantir que eles tenham o apoio de que precisam”, disse Jolie, “É crucial reforçar o estado de direito, o respeito pelos direitos humanos, a proteção internacional e os sistemas de asilo”.

Ela conclui: “Fui profundamente tocada pela dignidade e força dos refugiados venezuelanos que encontrei nesta visita e pelo calor e generosidade do povo peruano. Muito obrigado por me receber em seu belo país. Tu causa es mi causa [Sua causa é minha causa].”

Na véspera de sua coletiva de imprensa, Jolie disse à People: “Tive a honra de conhecer e falar com tantos venezuelanos corajosos e de me sentir humilde pela generosidade das irmãs do Filhas de Santa Ana”, disse Jolie.

Nas fotos, Jolie aparece cercada por refugiados venezuelanos enquanto estes descrevem suas histórias de exaustão e fome. Em outra foto, Jolie escuta um voluntário peruano local explicando como a comunidade de Tumbes se uniu para apoiar os refugiados e migrantes.

A onda de refugiados e migrantes venezuelanos tem sido chamada de o maior movimento de pessoas na história recente da América Latina, de acordo com um comunicado de imprensa obtido pela PEOPLE.

Mais de dois milhões de venezuelanos deixaram seu país desde 2015, e mais de 450.000 deles encontraram o caminho para o Peru, de acordo com a UNHCR. O Peru se tornou o principal país de destino dos venezuelanos que buscam o status de proteção de refugiados, com mais de 150.000 pedidos de asilo.

Durante sua visita, Jolie se reunirá com representantes do governo peruano, além de organizações que contribuem com ajuda.

A última vez que a atriz visitou a América Latina foi em 2012 durante uma missão humanitária ao Equador – sua terceira visita para se encontrar com refugiados colombianos na região.

Fonte: People

Fotos:

01 02 03 04 05