Enviada Especial / Trabalho Humanitário / UNHCR

Jolie faz declaração sobre aniversário do conflito na Síria

17 de março de 2018

Hoje chegamos a outro marco vergonhoso no conflito da Síria, uma tragédia provocada pelo homem.

Esta é uma guerra que tem sido travada quase que exclusivamente contra civis que, durante sete anos intermináveis, foram bombardeados, atacados com gases, cercados, impedidos de comer, torturados e deslocados diante dos olhos do mundo. Centenas de milhares de vidas inocentes foram sacrificadas nesse conflito sem sentido.

Depois de sete anos de guerra e atrocidades, estamos fartos de desculpas. Os refugiados sírios que conheci estão cansados de promessas vazias e declarações de simpatia, e com razão. Todos podem ver que a comunidade internacional não está agindo como deveria, e que os países com influência no conflito estão colocando seus interesses à frente do direito internacional e dos direitos do povo sírio, de uma maneira que é nada menos do que desumana. Nas próximas décadas, seremos assombrados pelo nosso fracasso na Síria, assim como o somos por outros crimes em massa que ocorreram no passado recente.

Meus pensamentos estão com famílias sírias, que não participam do conflito e cujas casas, meios de subsistência e esperanças foram destruídos, e com todos os que trabalham bravamente, em circunstâncias inimagináveis e difíceis, para salvar vidas e aliviar o sofrimento na Síria.

Até que haja paz na Síria, devemos manter a proteção aos que foram forçados a deixar suas casas, onde quer que estejam. Isto é o mínimo que podemos fazer.

E peço novamente aos membros do Conselho de Segurança da ONU para que, agindo com outras nações, abordem as raízes do conflito e exijam não só um cessar-fogo e um caminho diplomático para o encerramento da crise, mas também a justiça e a responsabilização pelas monstruosas violações dos direitos humanos cometidas contra o povo sírio.

Fonte: ACNUR Brasil