News / Trabalho Humanitário / UNHCR / Vídeo

Jolie pede que o povo de Myanmar participe das eleições

22 de setembro de 2015

Na última sexta-feira, dia 18 de Setembro, a cineasta e Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Angelina Jolie Pitt, apareceu em um vídeo, divulgado pela página oficial da Comissão Eleitoral União (Union Election Commission) no Facebook, pedindo para que os cidadãos de Myanmar (ou Birmânia) participem das eleições que ocorrerão no país em Novembro deste ano. Com a intenção de sensibilizar os eleitores, Jolie disse:

“Eu vi, através da minha última visita feita ao país, quão importante são as eleições. E por isso, quero encorajar você a exercer seu direito de votar no dia 8 de Novembro. Não fique para trás. Faça parte deste momento histórico. Procure pelas listas de eleitores em sua comunidade. Verifique se o seu nome está nesta lista para então, poder votar no dia da eleição.”


No final do mês de Julho e no começo de Agosto, Angelina esteve no país a convite da candidata Suu Kyi, vencedora do prêmio Nobel da Paz. Durante a missão humanitária, Jolie visitou o campo de refugiados Ja Mai Kaung Baptist, o Monastério Phayar Pyu e a sede da organização “Young Men’s Christian Associations – YMCA”. Além de conversar com os refugiados, a Enviada Especial da UNHCR também conversou com líderes da comunidade Rohingya e com funcionárias birmanesas da indústria têxtil. Durante a visita, Jolie destacou a importância do acesso humanitário para ajudar as famílias deslocadas e que as mulheres e meninas precisam ter um papel significativo e ativo no processo de paz. Em um comunicado, a atriz disse:

“Com as negociações de cessar fogo e as próximas eleições, é essencial o acesso de todas as pessoas de Mianmar, incluindo os desabrigados, às decisões que afetam seu futuro”.