Camboja / Diretora / Filmes / News

Jolie prepara filme sobre o Camboja com elenco local

25 de setembro de 2015

A cineasta Angelina Jolie Pitt está buscando lugares no Camboja para rodar seu próximo filme, “First They Killed My Father: A Daughter of Cambodia Remembers”, que terá elenco completamente local.

Em um comunicado enviado à imprensa nesta nesta quinta-feira, 24 de setembro, Jolie disse que passou a última semana procurando por locações no país asiático para a sua nova produção, que irá começar a ser rodada em novembro. Afirmou também que vem realizando reuniões com os cambojanos para assegurar-se de que o filme seja “certeiro e fiel”.

A atriz escreveu o roteiro do filme juntamente com a defensora dos direitos humanos Luong Ung. O trabalho será uma adaptação do livro de memórias de Ung, lançado em 2000, que conta como a autora sobreviveu ao regime do Khmer Vermelho, no Camboja. Um período que durou quatro anos e culminou na morte de dois milhões de pessoas. Ainda criança, Ung acabou sendo treinada como soldado mirim em um campo para órfãos, enquanto seus seis irmãos foram enviados a campos de trabalhos forçados. Em um comunicado, Jolie se manifestou dizendo:

“A intenção deste projeto não é reviver os horrores da guerra, mas levar personagens que as pessoas ao redor do mundo possam se identificar, sentir empatia e ensinar outras pessoas sobre este país que eu amo tanto e respeito, assim como mostrar a cultura e a vida familiar cambojanas que eu tanto admiro. O livro é um guia que conta a história de uma garotinha, mas nós vamos completar sua história com as experiências de outras pessoas e adicioná-las ao filme. Através da história de Loung Ung, nós também contaremos muitas outras de modo que o filme não seja baseado apenas na memória de uma criança, mas na memória coletiva do povo do Camboja”.

“First They Killed My Father: A Daughter of Cambodia Remembers” será lançado pela Netflix no final de 2016 e será inscrito nos principais festivais internacionais de cinema. Na produção do longa também estão envolvidos Rithy Panh – diretor de “A Imagem que Falta”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e premiado no Festival de Cannes e o filho mais velho de Jolie, Maddox, nascido no Camboja há 15 anos.

Parte do texto foi retirada do site Estadão.