Camboja / Candids / News / Trabalho Humanitário

Angelina Jolie faz viagem emocionante ao Camboja

29 de julho de 2015

Este foi o país que mudou sua vida, portanto, o Camboja sempre será um lugar especial para Angelina Jolie Pitt.

A estrela e Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR/ACNUR) retornou ao Camboja – país onde participou das gravações do filme “Lara Croft: Tomb Raider” e onde adotou seu filho Maddox em 2002 – para conferir o trabalho das suas duas organizações e para começar a trabalhar na produção do seu próximo filme.

Nos próximos meses, a diretora começará a trabalhar nas filmagens da adaptação cinematográfica do livro “First They Killed My Father: A Daughter of Cambodia Remembers” [algo como ‘Primeiro Eles Mataram Meu Pai: As Lembranças de uma Filha do Camboja’] escrito por Loung Ung. O livro contém as memórias detalhadas de Ung, enquanto ela crescia sob o regime do Khmer Vermelho – responsável por um genocídio ocorrido durante a década de 70, no qual 1.7 milhões de pessoas foram mortas. Jolie escreveu o roteiro do filme ao lado de Ung, com quem Angelina desenvolveu uma íntima amizade após ler o livro.

“A intenção deste projeto não é reviver os horrores da guerra, mas levar personagens às telas que as pessoas ao redor do mundo possam se identificar, sentir empatia e ensinar outras pessoas sobre este país que eu amo tanto e respeito, assim como mostrar a cultura e a vida familiar cambojanas que eu tanto admiro”, disse Jolie a um jornal cambojano em Phnom Penh.

“O filme será gravado a partir da perspectiva de uma criança,” disse ela, adicionando o fato de que o longa será realizado com pessoas nascidas no país, incluindo “elenco e equipe cambojanas, e será também gravado na língua cambojana”.

A fase de pré produção do filme deve durar até Novembro. Enquanto isso, Angelina pretende pesquisar detalhadamente os eventos que ocorreram durante a história de Ung para garantir que o filme seja historicamente preciso. As filmagens devem acontecer a partir de Novembro até o final de Janeiro.

“Loung era tão nova naquela época e por isso estamos trabalhando com o Centro Bophana, com outros historiadores e estamos conversando com muitas outras pessoas que também passaram pela guerra para garantir que os acontecimentos do filme sejam mostrados corretamente,” explicou ela.

Nesta segunda-feira, dia 27, Angelina se reuniu com o diretor e produtor cambojano Rithy Panh – que está ajudando na produção do filme – para rever imagens históricas durante o regime do Khmer Vermelho. Angelina também está contando com a ajuda do seu filho mais velho Maddox, atualmente, com 13 anos de idade.

“Maddox vai estar nos sets de filmagens durante todos os dias depois de ir para a escola e estará envolvido com os bastidores”, confirmou ela para a Associated Press.

Enquanto visitava o país, Jolie também conferiu o progresso de suas duas organizações localizadas no Camboja: a Fundação Maddox Jolie-Pitt (Maddox Jolie-Pitt Foundation) e o Centro Maddox Chivan para Crianças (Maddox Chivan Children’s Center). De acordo com Angelina, ela espera que os dois centros sejam, no futuro, administrados pelo filho.

A Fundação Maddox Jolie-Pitt, atualmente em seu 12º ano de existência, ajuda cerca de 7.000 pessoas que vivem em Samlout – uma remota área pós conflito localizada no Camboja. No ano passado, a organização cuidou de aproximadamente 64.000 casos médicos.

A Fundação ainda tem como foco as mulheres e as questões familiares, incluindo saúde materna, educação e atletismo. De fato, durante a sua mais recente visita, Angelina “brincou com as crianças enquanto desfrutavam da nova quadra de esportes – a primeira da comunidade.”

Além disso, a Fundação também serve como uma organização de conservação ambiental, com o objetivo de ajudar e proteger as florestas tropicais e as várias espécies de elefantes, leopardos entre outros animais que habitam essas terras. – Fonte: People

Fotos:
• CANDIDS > 2015 > 26/07/15 (2x)
• CANDIDS > 2015 > 27/07/15 (5x)
• TRABALHO HUMANITÁRIO > 2015 > 27/07/15 – CAMBOJA (1x)