Angelina Jolie visita o Líbano em nome da UNHCR
24 de fevereiro de 2014
A Enviada Especial da UNHCR – Angelina Jolie – visitou o Líbano para destacar a situação das crianças sírias e para agradecer ao povo libanês pela ajuda prestada aos refugiados, já que o conflito na Síria dura quase quatro anos. Em sua visita de três dias, que começou neste final de semana, ela conversou com famílias de refugiados e se reuniu com o Presidente Michel Sleiman e com o Primeiro Ministro, Tammam Salam.
Jolie saudou a recente adoção feita pelo Conselho de Segurança da ONU da Resolução 2139 que trata sobre a situação humanitária na Síria e que dá ênfase ao necessário combate ao terrorismo:
“Foi um passo muito atrasado, mas na direção certa, para centenas de milhares de cidadãos inocentes da Síria, como mulheres e crianças que estão em áreas de difícil acesso em todo o país.”
A Enviada Especial enfatizou ainda, a necessidade da resolução ser mais do que algo escrito em um papel:
“Ela deve ser implementada e, para isto, será necessário vontade política e coragem. A unidade que o Conselho de Segurança da ONU tem mostrado deve ser vista como o início de uma nova fase que coloque fim ao conflito”.
Jolie conheceu crianças sírias órfãs que fugiram para o Líbano e que agora estão morando no Bekaa Valley. Existem cerca de 3.500 crianças – desacompanhadas ou que foram separadas de suas famílias – vivendo, atualmente, no Líbano.
“Conhecer essas crianças foi uma experiência de cortar o coração. Elas perderam suas famílias e suas infâncias foram sequestradas pela guerra. Entretanto, mesmo sendo tão jovens, elas estão arcando com os encargos de sua realidade como se fosse adultos…”
O acesso à educação é um dos muitos desafios enfrentados pelos refugiados. Os refugiados sírios lutam, ainda, para manter seu abrigo, pagar o aluguel e a água. Jolie conheceu um menino que manifestou o desejo de se tornar médico quando crescer. Seus irmãos começaram a rir, explicando que o menino não entende o que realmente está acontecendo. ‘Como ele irá se tornar um médico, morando em uma tenda vazia?’ perguntaram eles.
Durante a visita, a Sra. Jolie salientou a contribuição vital que o Líbano está fazendo como o país que recebe a maior parte dos refugiados que foge da crise na Síria. O número de refugiados registrados se aproxima de um milhão, fazendo do Líbano, o país que possui a maior concentração per capita de refugiados da história atual. Se os Estados Unidos fossem acolher um número comparável de refugiados, em relação à sua população , teria de abrigar cerca de 75 milhões de pessoas.
A Enviada Especial discutiu ainda sobre a crise humanitária na Síria com o Presidente Michel Sleiman e com o Primeiro Ministro, Salam Tammam. Ela fez uma homenagem ao Líbano pela generosidade em acolher os refugiados, apesar de possuir seus próprios desafios internos.
“A generosidade e a solidariedade demonstrada pelo Líbano e pelos libaneses aos seus vizinhos, serve de exemplo para o mundo de por quê devemos ser tão gratos. Todos nós precisamos ajudá-los a suportar este fardo”.
Esta foi a terceira visita de Jolie ao Líbano em nome do UNHCR (ACNUR). Ela esteve no país, pela última vez, em Setembro de 2012.
Fonte: UNHCR
Depois da se reunir com o Primeiro Ministro do Líbano, Jolie ainda participou de uma Coletiva de Imprensa. Posteriormente, a Enviada Especial da UNHCR foi fotografada enquanto deixava o Palácio do Governo e se dirigia até o carro na capital Beirute.
• TRABALHO HUMANITÁRIO > 2014 > 24/02/14 (??x)
• TRABALHO HUMANITÁRIO > 2014 > 24/02/14 #2 (??x)
• TRABALHO HUMANITÁRIO > 2014 > 24/02/14 #3 (??x)
• CANDIDS > 2014 > 24/02/14 (??x)
- Notícia anterior: Angelina Jolie e Brad Pitt entre os apresentadores do Oscar 2014
- Próxima notícia: Angelina Jolie tem um novo homem em sua vida