Angelina Jolie vira Produtora Executiva de novo filme
16 de janeiro de 2014
De acordo com o site The Hollywood Reporter a atriz vencedora do Oscar e diretora, Angelina Jolie, tornou-se Produtora Executiva de um novo filme. Segundo ela, o filme, intitulado “Difret”, marca um “forte momento para a arte na Etiópia”.
No idioma amárico, língua oficial da Etiópia, a palavra ‘difret’ tem um duplo significado. Em seu uso mais amplo a tradução mais próxima seria “ousar”. Mas em amárico, a palavra tem um duplo sentido pois significa também “o ato de ser estuprada”.
“Difret” traz a história de Meaza Ashenafi, uma workaholic e fundadora de uma organização que presta serviços de assistência jurídica gratuita a mulheres pobres e a crianças carentes. Como uma jovem advogada e uma incansável defensora das mulheres, ela opera sob o radar do governo até que um caso ameaça a existência de seu trabalho. Uma menina de 14 anos, chamada Hirut Assefa, é raptada enquanto caminhava da escola para casa por um agricultor de 29 anos de idade, que tinha a intenção de se casar com ela. Posteriormente, a menina consegue atirar e matar seu sequestrador utilizando-se do rifle dele, em uma tentativa de voltar para a casa e para seus pais. Hirut, no entanto, é acusada de homicídio pela polícia local e mantida na prisão sem direito à fiança. Ela é condenada à pena de morte, embora afirmasse que suas ações foram em legítima defesa. A notícia sobre o caso de Hirut se espalha como fogo na mídia de toda a Etiópia e Meaza procura representá-la no processo judicial. Inspirada pela coragem da jovem garota, Meaza embarca em uma longa batalha tenaz para salvar a vida de Hirut. À medida que o julgamento se desenrola, a vida dessas duas mulheres tornam-se indissociáveis. O impacto emocional causado pelos altos e baixos de sua batalha legal testa os limites de tudo o que Meaza e Hirut possuem.
O filme, que é dirigido por Zeresenay Berhane Mehari, irá concorrer na Competição Dramática do Cinema Mundial e terá sua estréia mundial neste sábado, dia 18 de Janeiro, durante o Sundance Film Festival, às 21:00 no Egyptian Theatre, na cidade de Park City em Utah, nos Estados Unidos. Entretanto, outras Screennings Especiais também devem ocorrer ao longo da semana.
Em um comunicado feito por Jolie ao site The Hollywood Reporter, ela falou sobre se tornar Produtora Executiva do filme:
“É uma história que dá esperança para o futuro da Etiópia e para o futuro de outros países onde inúmeras meninas crescem sem a existência de leis e de proteção. O filme ainda mostra como a coragem dos indivíduos pode despertar a consciência de uma sociedade. É inspirador ver uma história tão importante ser belamente ilustrada com um talento tão criativo. O filme traz a riqueza da cultura etíope e mostra como os avanços legais podem ser alcançados enquanto respeitam a cultura local.”
A Etiópia é um país especial no coração de Jolie, já que sua filha Zahara (9) foi adotada na cidade de Adis Abeba em 2005. Jolie e seu noivo, o ator Brad Pitt, já doaram cerca 2 milhões de dólares visando combater a AIDS e a tuberculose no país.
Texto por Julia Leyte, Angelina Fan Brasil.
- Notícia anterior: Jolie assume o papel da bruxa mais maligna de todos os tempos
- Próxima notícia: Exclusivo: Divulgado Sneak Peek oficial de “Malévola”