Enviada Especial / Trabalho Humanitário / UNHCR

Angelina Jolie visita o Iraque e pede ajuda aos refugiados

25 de janeiro de 2015

Neste domingo, dia 25 de Janeiro de 2015, a atriz e Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, Angelina Jolie, visitou o Iraque e pediu ajuda aos líderes internacionais com a intenção de acabar com o sofrimento causado pelos conflitos regionais.

De acordo com informações divulgadas pelo site da UNHCR, Jolie esteve na cidade de Dohuk, no Iraque, para visitar refugiados sírios e cidadãos iraquianos desabrigados na região do Curdistão. Desde a última visita de Jolie no país – em setembro de 2012 – a escala e a gravidade da situação humanitária tem aumentado dramaticamente, conforme os conflitos na Síria e no Iraque se intensificam e se tornam interligados.

“É chocante ver como a situação humanitária no Iraque se deteriorou desde a minha última visita. Além do grande número de refugiados sírios, apenas em 2014, dois milhões de iraquianos ficaram desabrigados por conta da violência. Muitas dessas pessoas inocentes foram forçadas a fugir durante várias vezes enquanto buscavam por segurança”.

Jolie visitou desabrigados internos que vivem em campos de refugiados informais assim como também no campo de refugiados em Khanke, que fica a 40 minutos da cidade de Dohuk. Juntos, esses acampamentos acomodam mais de 20.000 pessoas. Jolie conversou com essas pessoas e ouviu suas dramáticas histórias de fuga. Ela também se reuniu com mulheres que foram sequestradas e que agora estão abrigadas nos campos.

As mulheres falaram sobre o sequestro, sobre a detenção e sobre a soltura. Jolie ouviu as histórias de extrema dificuldade e perda, inclusive de mulheres que ainda possuem filhas, filhos e maridos que ainda estão sequestrados.

“Nada pode te preparar para ouvir as horríveis histórias dessas sobreviventes de sequestro, de abuso e exploração, assim como também, nada pode te preparar para ver como nem todas podem receber a ajuda urgente que precisam e merecem. As necessidades superam drasticamente os recursos disponíveis nesta vasta crise. É necessário muito mais ajuda internacional”.

Depois de se reunir com os refugiados, Jolie participou de uma Coletiva de Imprensa onde falou sobre a situação dos desabrigados e pediu por mais ajuda. Assista o vídeo:

Fotos:
• TRABALHO HUMANITÁRIO > 2015 > 25/01/15 – IRAQUE (65x)