Jolie ganha Oscar Humanitário no Gov. Awards 2013
17 de novembro de 2013
A atriz, diretora, e Enviada Especial da UNHCR – Angelina Jolie – esteve presente na 5ª edição do Governors Awards que aconteceu neste sábado, dia 16 de Novembro, na cidade de Los Angeles. Angelina, usando um lindo vestido preto Atelier Versace, foi homenageada pelo Conselho de Governadores da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas com o prêmio humanitário Jean Hersholt deste ano.
Ao receber o Oscar, que foi entregue por ninguém menos que George Lucas, Angelina realizou um dos discursos mais emocionantes de toda a sua carreira enquanto agradecia aos membros da Academia, aos colegas, a Brad, a Maddox e principalmente, a sua falecida mãe, Marcheline Bertrand. Confira o discurso traduzido na integra exclusivamente pelo Angelina Fan Brasil:
“Obrigada. Muito obrigada. Isso é um pouco embaraçoso. Agradeço aos membros da Academia por esta honra, aos meus queridos amigos que estão aqui esta noite, Gena e George, por suas carinhosas palavras, ao meu herói, Louis Zamperini, ao elenco de “Na Terra de Amor e Ódio”, e mais importante, à minha família.
Meu amor [Brad], seu apoio e suas orientações tornam tudo o que eu faço possível. Mad, eu não vou chorar, eu prometo. Eu não vou te envergonhar. Você, seus irmãos e irmãs são a minha felicidade e não existe honra maior neste mundo do que ser a sua mãe.
Eu estou muito honrada por estar aqui esta noite entre tantos artistas extraordinários. Minha mãe amava a arte. Ela adorava filmes. Ela apoiou todas as coisas malucas que eu fiz. Mas quando as coisas tinham um significado ela me dizia ‘É para isso que os filmes são feitos’. Ela nunca teve uma carreira como artista. Ela nunca teve a oportunidade de se expressar além das aulas de teatro. Mas o que ela mais queria era que Jamie e eu soubéssemos como era ter uma vida de artista. E ela nos deu esta chance. Ela me levou em todos os testes e esperou por horas no carro, e isto sempre me fez sentir muito bem todas a vezes que eu não conseguia o trabalho. E quando eu conseguia, nós ficávamos pulando pra cima e pra baixo, gritando como se fossemos duas crianças. Ela nunca foi a melhor crítica, já que ela nunca dizia nada indelicado, mas ela me deu amor e confiança e, acima de tudo, ela sempre deixou muito claro que nada teria importância se eu não vivesse uma vida dedicada ao próximo. E eu fiquei sem saber o que isso significava por muito tempo. Eu entrei neste ramo de trabalho muito jovem e preocupada apenas com as minhas próprias experiências, com a minha própria dor.
Foi apenas quando eu comecei a viajar e ver a vida além de dentro da minha casa, eu entendi minha responsabilidade com relação ao próximo. E quando eu conheci os sobreviventes de guerra, da fome e do estupro, eu descobri como a vida era para a maioria das pessoas neste mundo, e quão afortunada eu era por ter comida para comer, por ter um teto sobre a minha cabeça, por ter um lugar seguro para viver e por ter a felicidade da minha família estar em segurança e com saúde. E então eu me dei conta do quão isolada eu era e fiquei determinada a nunca mais ser assim novamente. Todos nós nesta sala somos muito afortunados.
Eu nunca entendi por que algumas pessoas têm a sorte de nascer com a chance que eu tive de ter este caminho na vida e por que, ao redor do mundo existe uma mulher igual a mim, com as mesmas habilidades e com os mesmos desejos, com a mesma ética de trabalho e com o mesmo amor por sua família – e que muito provavelmente deve fazer filmes melhores e discursos melhores – mas que mora em um campo de refugiados, sem voz alguma. Ela se preocupa com o que seus filhos vão comer, de como mantê-los em segurança e se um dia serão capazes de voltar para casa. Eu não sei porque esta é a minha vida e aquela é a dela. Eu não entendo isso mas eu irei fazer aquilo que minha mãe pediu, e eu irei fazer o melhor que eu puder nesta vida, para ser útil. E estar aqui hoje significa que eu fiz o que ela pediu e que se ela estivesse viva, ela estaria muito orgulhosa. Então, muito obrigada por isso.”
- Notícia anterior: Angelina Jolie, Brad Pitt e Maddox: Governors Awards 2013
- Próxima notícia: Vinho de Jolie e Pitt é eleito um dos melhores de 2013