News / Trabalho Humanitário

Jolie e Hague rumo a República Democrática do Congo

25 de março de 2013

O Secretário das Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, e a Enviada Especial da UNHCR, Angelina Jolie, estarão, novamente unindo suas forças durante esta semana para chamar a atenção do mundo aos estupros praticados em zonas de guerra, assim como também para pedir aos governos ao redor do mundo, ajuda para resolver este problema crescentemente negligenciado. Em uma visita à República Democrática do Congo e a Ruanda, eles irão escutar sobreviventes de estupro e de violência sexual e pedir para que organizações locais e órgãos da ONU ajude-os. Eles também se reunirão com líderes políticos para discutir a necessidade de uma solução duradoura para o conflito. Em um comunicado, falando sobre a futura visita, William Hague disse:

“O estupro é usado, frequentemente, como uma arma de guerra em zonas de conflito em todo o mundo. Ele destrói as vidas das pessoas e das comunidades da maneira mais terrível que se pode imaginar. No entanto, a comunidade internacional, frequentemente, olha para isso de longe e os autores desses crimes brutais andam livres fazendo com que o ciclo de injustiças e de conflitos seja repetido. Temos que quebrar essa cultura de impunidade. É hora de uma ação real e significativa dos Governos ao redor mundo, que devem dizer que o uso de estupro como arma de guerra é inaceitável e trazer criminosos à justiça assim como também curar as feridas dos sobreviventes. Esta é a minha prioridade pessoal para a reunião dos Ministros de Relações Exteriores que acontecerá em Londres no próximo mês de abril ainda este ano. ”

Já a Enviada Especial da UNHCR, Angelina Jolie, se pronunciou dizendo:

“Esta visita terá como objetivo, ouvir em primeira mão os relatos das pessoas que foram vítimas de estupro e de violência sexual durante o conflito no leste da República Democrática do Congo. Nós queremos identificar as maneiras pelas quais a comunidade internacional poderá ajudá-las a reconstruir suas vidas. Queremos aprender as lições aprendidas através de suas experiências, para sabermos como o mundo pode preteger milhares de mulheres, homens e crianças que estão em risco de estupro em muitas outras zonas de conflito. Nós queremos convencer os Governos ao redor do mundo de que este assunto merece atenção. Se o mundo não agir, nós sempre estaremos reagindo às atrocidades apenas cuidando dos sobreviventes em vez de evitar o estupro em primeiro lugar. Parabenizo o Reino Unido pelos esforços em exigir atuação da comunidade internacional que é tão, desesperadamente, necessária.”

A visita conjunta será realizada através do trabalho iniciado em Maio de 2012, quando William Hague e Angelina Jolie lançaram em Londres uma campanha com a intenção de evitar o estupro e a violência sexual em zonas de conflitos. A visita acontecerá três semanas antes que os Ministros de Relações Exteriores do Reino Unido, dos Estados Unidos, da França, Canadá, Japão, Alemanha, Russia e Itália se reúnam em Londres para a reunião anual do G8.

William Hague e Angelina Jolie estão pedindo ao G8 que realize medidas para assegurar que a justiça seja feita aos sobreviventes de violência sexual e também, para que os agressores sejam detidos. Estas medidas incluem um novo protocolo internacional que estipule que o estupro e a violência sexual constituem graves violações à Conveção de Genegra, de modo que a jurisdição universal possa aplicar medidas práticas para ajudar os países afetados.

Como Enviada Especial da UNHCR, Angelina Jolie, destaca a difícil situação dos refugiados em todo mundo há mais de uma década. Além disso, seu filme lançado em 2011, “In the Land of Blood and Honey,” descreveu as experiências das mulheres nos campos de violações criados durante a limpeza étnica que ocorreu na Bósnia-Herzegovina, tornando-se um catalisador para a iniciativa do Reino Unido.

Fonte: GOV.UK