Trabalho Humanitário

Em seu crítico papel como Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Angelina Jolie usou sua poderosa voz para consciencializar e apoiar os refugiados.

Ao longo do tempo trabalhando com o UNHCR (ACNUR), ela realizou mais de 60 missões de campo, testemunhou o sofrimento, a resiliência e pediu por soluções urgentes buscando proteger os direitos e a segurança das pessoas deslocadas.

Em Dezembro de 2022, Jolie renunciou ao cargo de Enviada Especial para se envolver num conjunto mais amplo de questões humanitárias e de direitos humanos. Como uma das mais influentes defensoras dos direitos dos refugiados, o seu portfólio continuará a incluir os refugiados e as questões relacionadas ao deslocamento forçado.

O interesse de Angelina pelos assuntos humanitários foi despertado no ano de 2000, quando ela visitou o Camboja para gravar o filme “Lara Croft: Tomb Raider.” Logo em seguida, ela começou a viajar com o UNHCR para campos de refugiados ao redor do mundo e, desde então, seu interesse e sua determinação em ajudar os deslocados passaram a chamar a atenção da comunidade internacional.

Nomeada Embaixadora da Boa Vontade do UNHCR em 2001, Jolie realizou mais de 40 missões de campo e visitou algumas das regiões mais remotas do mundo, com a intenção de destacar a situação de milhões de pessoas deslocadas e defender a proteção delas. Em 2012, o Alto Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, reconheceu os anos do extraordinário serviço prestado por Jolie à Agência e a nomeou como Enviada Especial.

No novo e expandido papel, ela se concentrou nas grandes crises mundiais que resultaram no deslocamento em massa de pessoas, prestando assistência, representando o UNHCR a nível diplomático e engajando-se ao lado de autoridades sobre questões relacionadas com os deslocamentos globais. Através deste trabalho, Angelina ajudou a contribuir no processo vital de encontrar soluções para as pessoas deslocadas pelos conflitos, inspirando outras pessoas a assumir um papel mais ativo.

Em Abril de 2012, ela visitou o Equador em sua primeira missão como Enviada Especial. Além de suas missões de campo realizadas em nome do UNHCR, Jolie cumpriu a tarefa da dar voz aos refugiados e às pessoas internamente deslocadas.

Seu compromisso como Enviada Especial para com a Agência, foi demonstrado através de suas doações realizadas para o UNHCR, totalizando um valor de mais de 5 milhões desde 2001. Os fundos foram direcionados para a construção de escolas – em locais como o Quênia e o Afeganistão – bem como outras iniciativas destinadas a melhorar a vida dos deslocados.

Em 2003, ela inaugurou a “Maddox Jolie-Pitt Foundation” dedicada à conservação do Camboja, que posteriormente se expandiu para a agricultura, educação, saúde, formação profissional, infraestrutura, planejamento rural entre outros programas. A devoção de Jolie às causas humanitárias não passou despercebida. Por este motivo, neste ano ela recebeu o prêmio de Cidadã do Mundo entregue pela United Nations Correspondents Association.

Em 2005, ela criou o Centro Nacional para Crianças Refugiadas e Imigrantes – uma organização que presta assistência jurídica gratuita a jovens que necessitam de abrigo. Ela foi agraciada com o Prêmio de Humanitário Global entregue pela United Nations Association of the USA e pelo Business Council for the United Nations por seu trabalho com os refugiados.

Em 2007, ela se tornou membro influente no Conselho de Relações Exteriores e financiou vários relatórios especiais, incluindo o programa Intervention to Stop Mass Atrocities and Genocide. Neste ano, o International Rescue Committee concedeu a Jolie e a Antonio Guterres o Freedom Award por suas contribuições dadas a causa dos refugiados e a liberdade humana.

Em 2008, em parceria com a Microsoft, Jolie lançou o movimento “Kids in Need of Defence” (KIND) que conta com escritórios de advocacia, departamentos jurídicos de empresas, ONGs e voluntários comprometidos com a prestação de assessoria jurídica a crianças imigrantes desacompanhadas nos Estados Unidos.

Angelina também se tornou co-presidente da “Education Partnership for Children of Conflict” que ajuda a financiar programas de educação para crianças afetadas pelos conflitos.

Após várias visitas ao Haiti, em 2010, ela estabeleceu o “Jolie Legal Fellowship” visando melhorar a capacidade do governos em todos Estados de direito. A princípio o programa colocou jovens advogados dentro das estruturas existentes no Haiti com a intenção de ajudar o governo a proteger as crianças. Buscava também apoiar os esforços contínuos do governo do Haiti em fortalecer o sistema judicial haitiano no desafiador ambiente pós-terremoto.

Em Outubro de 2011, Jolie foi homenageada por seus 10 anos de serviço prestados a causa humanitária como Embaixadora da Boa Vontade do ACNUR.

Jolie financiou ainda centros infantis no Camboja e na Etiópia, que fornecem tratamentos inovadores e integrados para crianças infectadas com o vírus da AIDS e com tuberculose.

Já no ano de 2013, ela recebeu o Prêmio Humanitário Jean Hersholt por seu trabalho a favor dos deslocados e das vítimas de violência sexual. O prêmio foi entregue durante o evento Governors Awards, organizado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que aconteceu em Hollywood, nos Estados Unidos. O prêmio, que consiste numa estatueta idêntica à do Oscar, é concedido todos os anos em reconhecimento a um “indivíduo na indústria cinematográfica cujos esforços humanitários trouxeram crédito para a indústria” e foi entregue a Jolie pelas mãos do renomado diretor, George Lucas.

Por fim, no dia 16 de Dezembro de 2022, depois de mais de 20 anos de trabalho dedicado e comprometido com a Agência de Refugiados da ONU, defendendo os direitos e a proteção de pessoas deslocadas à força em todo o mundo, Jolie renunciou ao cargo de Enviada Especial do ACNUR para se envolver em um conjunto mais amplo de ações humanitárias e questões de direitos humanos. Em um momento em que o mundo enfrenta crises complexas, multifacetadas e interconectadas, ela planeja se envolver com uma gama de conjuntos mais amplos sobre questões humanitárias, além de trabalhar mais diretamente com organizações locais. Sua pauta continuará a incluir os refugiados e as questões relacionadas ao deslocamento forçado. Além de seu trabalho com o UNHCR, Angelina Jolie continua viajando para ajudar locais de catástrofes, crianças vulneráveis, locais de conservação ambiental fornecendo esforços para o direito internacional a favor da justiça ao redor do mundo.

Missões e trabalhos de campo

• Como Enviada Especial

– Junho 2021, Burkina Faso
– Junho de 2019, Colômbia
– Fevereiro de 2019, Bangladesh
– Novembro de 2018, Coreia do Sul
– Outubro de 2018, Peru
– Junho de 2018, Iraque
– Janeiro de 2018, Jordânia
– Junho de 2017, Quênia
– Setembro de 2016, Jordânia
– Março de 2016, Grécia
– Março de 2016, Líbano
– Julho de 2015, Myanmar
– Junho de 2015, Turquia
– Janeiro de 2015, Iraque
– Setembro de 2014, Malta
– Junho de 2014, Tailândia
– Fevereiro de 2014, Líbano
– Junho de 2013, Jordânia
– Abril de 2012, Equador
– Dezembro de 2012, Jordânia
– Setembro de 2012, Iraque
– Setembro de 2012, Turquia
– Setembro de 2012, Líbano
– Setembro de 2012, Jordânia
– Abril de 2012, Equador

• Como Embaixadora da Boa Vontade

– Junho de 2011, Malta e Itália
– Junho de 2011, Turquia
– Abril de 2011, Tunísia
– Março de 2011, Afeganistão
– Dezembro de 2010, Espanha
– Setembro de 2010, Paquistão
– Agosto de 2010, Bósnia e Herzegovina
– Junho de 201, Equador
– Abril de 2010, Bósnia e Herzegovina
– Fevereiro de 2010, Haiti
– Outubro de 2009, Síria
– Setembro de 2009, Quênia
– Julho de 2009, Iraque
– Fevereiro de 2009, Tailândia
– Outubro de 2008, Afeganistão
– Agosto de 2007, Iraque e Síria
– Fevereiro de2007, Chad
– Dezembro de 2006, Costa Rica
– Novembro de 2006, Índia
– Novembro de 2005, Paquisão
– Maio de 2005, Paquistão
– Dezembro de 2004, Líbano
– Outubro de 2004, Sudão
– Outubro de 2004, Tailândia
– Junho de 2004, Chad
– Abril de 2004, Arizona
– Dezembro de 2003, Egito
– Dezembro de 2003, Jordânia
– Agosto de 2003, Federação Russa
– Abril de 2003, Sri Lanka
– Março de 2003, Tanzânia
– Dezembro de 2002, Kosovo
– Outubro de 2002, Quênia
– Junho de 2002, Equador
– Maio de 2002, Tailândia
– Março de 2002, Namíbia
– Agosto de 2001, Paquistão
– Junho – Julho de 2001, Camboja
– Fevereiro de 2001, Serra Leoa

Você ainda pode ler mais sobre as impressões pessoais de Jolie e seus reflexos durante suas missões de campo como Embaixadora da Boa Vontade:

Sudão (inglês)
Tailândia (inglês)
Jordânia (inglês)
Federação Russa (inglês)
Sri Lanka (inglês)
Kosovo (inglês)
Notes from My Travels: Visits with Refugees in Africa, Cambodia, Pakistan and Ecuador (inglês)
 

• Fonte: UN Refugee Agency – USA

 

Veja várias fotos do trabalho humanitário de Angelina na galeria do Angelina Jolie Brasil.

 

Voltar