Angelina Jolie é processada por violação de direitos autorais
5 de setembro de 2012
No dia 2 de Dezembro de 2011, James J. Braddock – autor do livro e do filme intitulados “The Soul Shattering” de 2007 – processou a diretora Angelina Jolie como também as produtoras GK Films e Film District por uma suposta violação de direitos autorais. Braddock acusa Jolie de ter copiado elementos chaves de suas obras para escrever o roteiro de “In the Land of Blood and Honey.” Ele entrou com a ação três semanas antes de “In the Land of Blood and Honey” estreiar nos Estados Unidos.
Ontem a atriz ganhadora do Oscar, Angelina Jolie, negou através dos mais fortes termos legais que teria copiado o conteúdo do livro “The Soul Shattering” quando escreveu o roteiro do filme “In the Land of Blood and Honey,” lançado em 2011. Jolie, seus parceiros da GK Film e da Film District e seus advogados responderam à justiça da Califórnia em uma peça de 13 páginas. Na resposta de defesa à acusação Jolie, a GK Films, a Film District e seus advogados fizeram questão de apontar as diferenças existentes entre o livro “The Soul Shattering” e o filme “In the Land of Blood and Honey.”
“A ré defendeu-se dizendo que criou o filme de forma independente e sem qualquer influência do trabalho do autor. Os réus admitiram que no filme, a personagem principal é uma mulher obrigada a trabalhar em um local ocupado pelos membros do exército sérvio, mas negam que ela era continuamente estuprada por soldados e oficiais do acampamento,” como foi alegado pelo autor. Os réus ainda negam que os elementos do filme e do livro intitulados “The Soul Shattering” são legalmente ou substancialmente semelhantes.”
Jolie, que escreveu, produziu e dirigiu “In the Land of Blood and Honey” disse que se inspirou em suas próprias experiências durante as viagens que realizou como Embaixadora da Boa Vontade à região da Bósnia.
O escritor Braddock afirmou em uma declaração que em 2007, durante uma reunião com o produtor Eric Sarkic na cidade de Sarajevo, os dois decidiram transformar “The Soul Shattering” em um filme. Em 2012, Braddoc (cujo nome verdadeiro é Josip Knezevic) descobriu que Sarkic foi produtor de um dos filmes de Jolie o que levou à sequência de eventos que o fizeram entrar com a ação. O caso foi encaminhado para a cidade de Illinois onde foi apresentado para a justiça da Califórnia no ínicio de julho deste ano. Agora, com a apresentação da resposta à acusação dos réus, o processo passará a ser apreciado pelo juiz para que então possa ser julgado, podendo durar alguns meses.
A GK Films, a Film Distric e Angelina Jolie estão sendo representados pelos advogados Harrison J. Dossick e Christine M. Neuharth do escritório de advocacia Reed Smith de Los Angeles, enquanto que James Braddock está sendo representado pelos advogados Dariush G. Adli e Rasheed McWilliams do escritório de advocacia Adli Law Group PC.
Fonte: Deadline
- Notícia anterior: Gallery Update: Desenhos
- Próxima notícia: Brad Pitt nega rumores de casamento com Angelina Jolie