Jolie visita refugiados sudaneses no Chade
25 de setembro de 2024
Nesta quarta-feira, dia 25 de Setembro de 2024, nossa musa inspiradora – Angelina Jolie – fez uma nova postagem em seu perfil oficial na rede social Instagram, através da qual compartilhou uma foto exclusiva de uma viagem recente ao Chade, na África, onde visitou refugiados sudaneses. Na legenda da imagem, a ativista humanitária escreveu:
“Esta manhã, a Assembleia Geral da ONU se reuniu para discutir o custo da inação e a necessidade urgente de aumentar coletivamente a resposta humanitária no Sudão e região. Recentemente retornei do Chade, onde conheci refugiados sudaneses que fugiram do país atravessando a fronteira.
Devido à guerra e violência implacáveis, o Sudão está atualmente passando pela maior crise de deslocamento do mundo, com mais de 10 milhões de pessoas deslocadas internamente e mais de 2 milhões fugindo para países vizinhos. A situação também é agravada pela fome em massa, já que aproximadamente 25,6 milhões de pessoas — mais da metade da população — estão enfrentando fome aguda.
Apesar de ser um dos países mais pobres do mundo, o povo do Chade está compartilhando suas terras, alimentos, água e assistência médica com quase 1,4 milhão de refugiados sudaneses.
Voluntários no Chade e no Sudão criaram cozinhas comunitárias, abrigos coletivos, clínicas improvisadas e cooperativas femininas. Eles distribuíram medicamentos e organizaram programas educacionais. Os esforços dessas organizações de base locais foram nada menos que inspiradores — eles conseguiram tanto com tão pouco.
Mas eles não podem enfrentar a escala esmagadora desta crise sem o devido apoio e financiamento internacional. E, acima de tudo, sem um fim imediato ao conflito, buscando impedir mais mortes, deslocamentos e sofrimento.
Minha esperança é que a reunião de hoje resulte em decisões, não apenas em conversas. Cada hora importa, pois vidas estão em jogo.”
A ativista pediu às Nações Unidas que “intensifiquem a resposta humanitária no Sudão e na região” enquanto a organização realiza sua Assembleia Geral de 2024 na cidade de Nova York. Já em um comunicado oficial divulgado à imprensa, Jolie se manifestou dizendo:
“As pessoas com quem conversei suportaram uma violência indizível e perderam tudo. O apoio dos socorristas locais daqui tem sido uma espécie de boia salva-vidas para os refugiados que teriam sido esquecidos pelo mundo. É incrível ver o que eles conseguiram realizar, as vidas que conseguiram salvar e que durante todo o tempo os líderes mundiais ficaram em silêncio ou olharam para o outro lado.”
• Fonte: Instagram | People
• Trabalho Humanitario » Eventos, Missões e Outros » 2024 » Chade (??x)
- Notícia anterior: “Maria” ganha data de estreia nos Estados Unidos
- Próxima notícia: Netflix disponibiliza primeiro teaser trailer de “Maria”