Atelier Jolie

Atelier Jolie e Zarif Design lançam nova coleção

6 de setembro de 2024

No dia 01 de Setembro de 2024, a marca de roupas criada por Angelina Jolie – Atelier Jolie – anunciou o lançamento de uma nova coleção de roupas em colaboração com a marca de moda afegã, Zarif Design. Em uma publicação compartilhada através do Instagram, as marcas escreveram:

“Apresentando a coleção cápsula limitada Atelier Jolie x Zarif. Projetada por Zolay Sherzad e Angelina Jolie, esta colaboração apresenta peças criadas a partir de padrões da casa e tecidos de estoque morto, celebrando a beleza e a cultura do Afeganistão. Com a visão de “reviver a tradição e moldar o futuro”, Zolay Sherzad e Angelina Jolie fundiram o artesanato tradicional afegão com uma estética moderna.

Por 20 anos, a Zarif Design usou a moda para conectar e capacitar comunidades afegãs locais de tecelões, alfaiates e bordadeiras. Fundada por Zolay Sherzad, uma refugiada determinada a celebrar a rica cultura do Afeganistão, a Zarif pratica a slow production em Cabul, empregando artesãos locais e adquirindo tecidos tradicionais do Afeganistão e da Ásia Central.

Ao misturar técnicas tradicionais afegãs com design contemporâneo, esta coleção visa ajudar a preservar a herança cultural e apoiar as mulheres afegãs, em um momento em que elas enfrentam restrições cada vez mais severas aos seus direitos no Afeganistão. Visite-nos no numero 57 da Rua Great Jones para conhecer esta coleção única em primeira mão e testemunhar a beleza do artesanato afegão reinventada.”

Já em entrevista recente para a revista ELLE dos Estados Unidos, Jolie disse que o objetivo da coleção é simples: mostrar os fabricantes por trás das roupas.

“O que eu pretendo normalizar é mostrar quem fez o bordado que você está usando. Ver e respeitar o ofício e as habilidades dos artesãos de todo o mundo. Queríamos mostrar como o trabalho deles é bonito.”

Zolay Sherzad, fundadora e diretora criativa da Zarif, explicou que as peças da coleção apresentam técnicas de tecelagem e designs baseados em padrões centenários do Afeganistão e da Ásia Central.

A marca, que trabalha com uma rede de tintureiros, tecelões de seda e algodão, bordadeiras, alfaiates e outros afegãos, foi criada como uma empresa social que não só fornece às mulheres e homens afegãos um ambiente de trabalho seguro, mas também a oportunidade de desenvolver ainda mais suas habilidades — ao mesmo tempo em que se baseia na cultura tradicional de seu país.

“Depois de quatro anos administrando a ONG, School of Hope, percebi que as mulheres jovens enfrentavam muitos desafios para acessar o ensino superior e oportunidades de desenvolvimento profissional. Foi quando decidi começar a Zarif”, disse Sherzad.

Para Jolie, construir um relacionamento entre a Atelier Jolie e a Zarif foi uma das melhores maneiras de apoiar esta comunidade. A colaboração não só fornece oportunidades de trabalho, mas também destaca o Afeganistão de uma forma positiva — que só é visto através das lentes da guerra e do conflito, de acordo com Sherzad.

“Acredito que a melhor forma de ajudar é encontrar maneiras de fazer parcerias e trabalhar com as pessoas super capazes do Afeganistão. Levar negócios diretamente para as mulheres — isso é algo que encorajo todos a fazer.”

Em termos das peças reais — que estão disponíveis para compra na loja física do Atelier Jolie em Nova York — Jolie e Sherzad optaram por opções simples e fáceis de usar para destacar o trabalho dos artesãos.

Sejam combinados com os blazers da Atelier Jolie ou sozinhos, a atriz descreve esses designs leves como peças que combinam com qualquer coisa. Olhando atentamente, podemos ver detalhes intrincados que Zarif pretende preservar por meio dos designs.

“Infelizmente, muitas dessas habilidades tradicionais estão morrendo, pois a geração mais jovem busca outros tipos de oportunidades. Esta é uma razão importante pela qual Zarif está super focada em fornecer um mercado para esses artesãos continuarem suas habilidades e comércio e, esperançosamente, transmitir esse importante conhecimento cultural para uma nova geração que pode continuar essas tradições no futuro,” disse Sherzad à ELLE.

Com a fast fashion tão grande quanto é, é fácil para os consumidores ignorarem as muitas mãos que tocam uma peça de roupa — especialmente aquelas com designs e enfeites complexos, como o bordado visto nessas peças. Por meio da Zarif, Sherzad espera conectar o cliente com o criador mais de perto. Quanto a Jolie, ela simplesmente espera que a coleção inspire outras pessoas a trabalhar diretamente com essas mulheres afegãs:

“Espero que quando você veja o trabalho, se lembre da cultura muito rica do Afeganistão e pense nas mulheres de lá.”

• Fonte: Instagram | ELLE

 

01 02 03 04

01 02 03 04

Atelier Jolie » Coleções » Atelier Jolie x Zarif » Coleção Capsula (05x)
Atelier Jolie » Coleções » Atelier Jolie x Zarif » Fotos Promocionais (02x)