Enviada Especial / ONU / Refugiados / Trabalho Humanitário / UNHCR / Vídeo

Jolie fala sobre os refugiados em live com a UNESCO

14 de julho de 2020

A Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Angelina Jolie, pediu ao mundo que invista na educação das crianças refugiadas durante mesa redonda virtual da UNESCO e do UNHCR (ACNUR) que aconteceu nesta segunda-feira (13). Durante o evento, Jolie foi convidada a se manifestar a respeito dos refugiados e da pandemia atual do COVID-19. Confira um trecho de sua fala abaixo:

“Bom dia, boa tarde ou boa noite, depende de onde você estiver, obrigada por estarem aqui. Como sabemos, crianças em todos os países estão lidando com os efeitos da COVID-19, uma inteira geração de crianças que teve suas educações severamente interrompidas, mais de um 1 bilhão de crianças mundialmente. Nós estamos aqui hoje para discutir como podemos evitar que essa interrupção se torne permanente para milhões de crianças refugiadas. Se você era uma criança refugiada antes da pandemia, já tinha duas vezes mais chances de estar fora da escola do que outras crianças.

O UNHCR tem trabalhado junto com o “Malala Fund” para modelar uma possibilidade de impacto pelo vírus, e o estudo mostrou que há um risco significante de que metade das garotas que estão atualmente matriculadas, nunca mais voltarão para a escola. Há uma criança refugiada específica que sintetiza esse risco para mim. O nome dela é Hala, ela tinha nove anos, brincando em seu jardim na Síria, quando sua casa foi bombardeada, matando sua mãe e forçando-a, junto de seus irmãos, a fugirem para o Líbano. Quando ela tinha 11 anos, quando eu a conheci, ela passava dias buscando água, combustível e cozinhando para sua família. Ela parou de ir à escola e agora, em sua adolescência, ela já está casada e com seu primeiro filho.

Milhões de crianças refugiadas vão enfrentar essas pressões que alteram a vida como resultado da pandemia e a crise econômica. O COVID-19 está provando ser um catalisador incrível para a ciência, descobertas e inovação. Se nós pudéssemos fazer o mesmo com a educação, aproveitando novas tecnologias com o poder do governo, financiamento do setor privado, energia e com a motivação de milhões de jovens talentosos, seria uma das maiores prevenções imagináveis contra pobreza e a negação de direitos mundialmente, e claro, não há uma solução que serve para todas as situações.

Em uma mão, existem incríveis novas tecnologias disponíveis para educação à distância, na outra, muitas crianças não têm acesso, nem mesmo a TV ou rádio, muito menos um notebook ou Wi-Fi; 80% dos estudantes na África subsaariana não possui acesso à internet. Então há uma divisão digital muito real também entre países. Temos que considerar quais tecnologias funcionam melhores para situações individuais: de serviços SMS a rádio, TV, internet, as necessidades das crianças com limitações; a parte que a fome afeta a capacidade das crianças aprenderem; o papel dos professores e do apoio que eles precisam para continuar, e muitos outros problemas. Eu espero muito que essa aliança seja um começo para identificar soluções, modelos que funcionem e para que possamos aumentá-las em um tamanho global […]

Na minha opinião, existe uma pergunta fundamental a respeito disso tudo, em razão da forma que mundo fala – e fala com frequência – sobre refugiados: Nós permitimos que o mundo considere os refugiados como um fardo?” Jolie perguntou. “Ou os ajudamos a ver que são indivíduos com enorme potencial que, se receberem as ferramentas certas, podem desenvolver suas mentes, contribuir com a sociedade e ajudar a estabilizar seus países de origem? Não existe melhor investimento que possamos fazer – e, é claro, isso também é um direito humano básico deles que não deve ser negado”.

Cerca de 1,6 bilhão de crianças foram retiradas das escolas devido ao COVID-19, informou o UNICEF em abril. Antes da pandemia, já havia quase 260 milhões de crianças deixando de estudar em todo o mundo, segundo um relatório da UNESCO.

Agradecimentos especiais ao nosso colaborador, Gui Leite.

Em nossa Galeria, adicionadas 50 capturas de tela do vídeo. Clique em qualquer uma das miniaturas abaixo para ter acesso ao álbum.

Video:

Fotos:

01 02 03 04