Enviada Especial / Trabalho Humanitário / UNHCR

Jolie faz declaração sobre massacre de Srebrenica

11 de julho de 2018

Em memória do 23º aniversáro do Massacre de Srebrenica, Angelina Jolie deu uma declaração exclusiva à Remembering Srebrenica, organização humanitária que serve para lembrar de Srebrenica após o genocídio. Jolie disse:

“A passagem do tempo não pode diminuir a dor sentida pelos sobreviventes da guerra na Bósnia ou o horror do genocídio de Srebrenica. Eu nunca conheci mulheres tão corajosas, dignas e resilientes quanto as Mães de Srebrenica, muitas ainda procurando por seus filhos e maridos perdidos 23 anos após o massacre.

Meus pensamentos e meu coração estão com todas elas e com todos os sobreviventes na Bósnia hoje. Eu espero que essa ‘comemoração’ possa lembrar os líderes da Europa e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) num todo, sobre a importância de ajudar a Bósnia se juntar à União Europeia e à OTAN – dando às pessoas da Bósnia-Herzegovina uma maior oportunidade que merecem, protegendo o país e a região, contra uma futura instabilidade.

A Srebrenica permanece como um aviso inabalável das consequências de quando deixamos de tomar partido quando civis inocentes foram ameaçados com agressão. É também um lembrete de que a comunidade internacional pode agir em conjunto, como a OTAN eventualmente fez na Bósnia, para acabar com o conflito e proteger a vida civil.

No 23º aniversário do genocídio na Srebrenica, eu espero que nós estejamos inspirados a renovar nosso senso de responsabilidade para com os outros e a confiança em nossa capacidade de agir coletivamente para prevenir os genocídios, os crimes de guerra, e a defender o direito internacional. Está em nossas mãos e esta seria a melhor maneira de honrar a memória daqueles que morreram em Srebrenica.”

11 de Julho marca o 23º aniversário do Massacre de Srebrenica, no qual ocorreu o genocídio de homens e meninos muçulmanos em Srebrenica, alvos de morte por sua fé Islã.

Fonte: Remembering Srebrenica