Angelina Jolie assiste julgamento da Corte Penal Internacional
25 de agosto de 2011
Fonte: Reuters Africa
Clique na imagem acima para ver a foto em maior resolução
Um guerrilheiro congolês acusado de recrutar, treinar e armar centenas de crianças-soldados é culpado “sem sombra de dúvida” pelos crimes de guerra,” disseram os promotores do Tribunal Penal Internacional, nesta quinta-feira, dia 25 de Agosto. No julgamento de estréia da Corte Penal Internacional, os promotores começaram resumindo as provas existentes contra o guerrilheiro Thomas Lubanga, sendo que o vereticto é esperado para o ano que vem.
A atriz Angelina Jolie, e Embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR), assistiu os procedimentos desta quinta-feira em uma audiência pública, enquanto uma equipe de promotores desfiava as provas adquiridas com testemunhas, incluindo ex-crianças soldados identificadas por um número ao invés de nome, por proteção.
“Eu estou assistindo apenas como uma cidadã do mundo que se preocupa com as crianças,” disse Jolie. “Este é um momento extraordinário para a justiça internacional, mas mais do que isso, é um momento extraordinário também para todas as crianças ao redor do mundo. Eu acho que os resultados deste caso podem fazer a diferença nas vidas de outros meninos e meninas”.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) ou Corte Penal Internacional (CPI) é o primeiro tribunal penal internacional permanente. Foi estabelecido em 2002 na cidade de Haia, nos Países Baixos, onde também fica a sede do Tribunal.
Na foto, tirada por Rozan Ahmed durante a visita à Corte Penal Internacional, Angelina está com Emmanuel Jal, Ishmael Beah e Radikha Coomaraswamy.
+ Assista um vídeo de Angelina na Corte Penal Internacional aqui
- Notícia anterior: Angelina Jolie entre as mulheres mais poderosas do mundo pela Forbes
- Próxima notícia: Angelina Jolie janta com sua assistente em Londres