Globo de Ouro / Premiações / Prêmios

Jolie perde Globo de Ouro para Fernanda Torres

6 de janeiro de 2025

Infelizmente, nossa musa inspiradora – Angelina Jolie – não foi uma das ganhadoras da 82ª edição do Globo de Ouro que aconteceu na noite deste domingo, dia 05 de Janeiro de 2025, em Beverly Hills, Estados Unidos.

Jolie foi indicada para concorrer na categoria de Melhor Atriz em Filme Dramático pelo filme “Maria Callas” e disputou com Fernanda Torres (“Ainda Estou Aqui”), Pamela Anderson (“The Last Showgirl”), Nicole Kidman (“Babygirl”), Tilda Swinton (“O Quarto ao Lado”), Kate Winslet (“Lee”).

Surpreendendo a todos, o prêmio foi entregue para a brasileira, Fernanda Torres. O filme “Ainda Estou Aqui” também concorria na categoria de Melhor Filme Em Língua Estrangeira, mas infelizmente não levou a estatueta.

No longa dirigido por Walter Salles, Fernanda revive a história real de Eunice Paiva, uma advogada que passou 40 anos procurando a verdade sobre Rubens (interpretado por Selton Mello), seu marido desaparecido durante a ditadura militar no Brasil.

Eunice foi um dos símbolos da luta contra a ditadura e uma das pessoas mais ativas na luta pela busca de desaparecidos políticos durante o regime militar.

Essa é a primeira vitória do Brasil no Globo de Ouro desde 1999, quando “Central do Brasil” venceu como Melhor Filme em Língua Estrangeira. O longa de 1998 é protagonizado pela mãe de Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, que também atuou em “Ainda Estou Aqui”. Ao receber o prêmio das mãos da atriz Viola Davis, Fernanda dedicou a vitória à mãe:

“Este é um ano incrível para atuações femininas. Tantas atrizes que eu admiro muito estão aqui. É claro, quero agradecer a você, Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E, é claro, quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia! Ela esteve aqui há 25 anos. E essa é uma prova de que a arte pode durar pela vida, até nos momentos difíceis, como a incrível Eunice Paiva que eu interpretei, passou. E a mesma coisa está acontecendo agora, em um mundo com tanto medo. Esse filme nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos difíceis como esses.”

O Globo de Ouro é uma das principais premiações do cinema e é considerado um “termômetro” para o Oscar que acontecerá no dia 2 de Março de 2025, sendo que as indicações serão anunciadas no dia 17 de Janeiro.

PS: Nós do AJBR ficamos MUITO felizes que, apesar de Jolie ter perdido, o prêmio tenha sido entregue para uma atriz brasileira que atuou em um excelente filme sobre a revoltante ditadura militar brasileira. Parabéns, Fernanda Torres e viva o cinema brasileiro!

Vídeo:

• Fonte: G1