Ensaios Fotográficos / Entrevistas / Photoshoots / Revistas & Scans

Jolie concede entrevista para a WSJ Magazine

5 de dezembro de 2023

Na manhã desta terça-feira, dia 05 de Dezembro de 2023, a revista estadunidense “WSJ. Magazine” compartilhou em seu website oficial a capa de sua edição digital de Dezembro 2023 / Janeiro 2024, que traz nossa musa inspiradora – Angelina Jolie.

Além de uma nova entrevista, a revista publicou também um novo ensaio fotográfico exclusivo registrado pela fotógrafa Annemarieke Van Drimmelen. Confira a matéria traduzida na íntegra pelo Angelina Jolie Brasil.

Escrito por Elisa Lipsky-Karasz
Traduzido por Angelina Jolie Brasil

Angelina Jolie encontrou sua voz. Mas antes disso, ela diz que a havia perdido.

A entrevista aconteceu entre várias horas de treinamento para retratar a cantora de ópera Maria Callas durante seus turbulentos últimos dias de vida, no filme em que a voz de Jolie será misturada com as famosas interpretações dramáticas de ópera da diva.

“Estou um pouco aterrorizada por fazer isso”, diz Jolie, 48 anos, que nunca se considerou uma cantora. “Eu sou aquele tipo de pessoa que sussurra ‘feliz aniversário’ durante o parabéns”, diz ela.

Durante as filmagens de “Malévola 2: Dona do Mal” em 2018, ela percebeu que sua voz havia mudado de tom desde quando interpretou a rainha das fadas pela primeira vez.

“Meu corpo reage fortemente ao estresse”, diz ela. “O meu nível de açúcar no sangue sobe e desce. De repente, tive paralisia de Bell seis meses antes do meu divórcio.”

Já se passaram sete anos desde que Jolie pediu o divórcio de Brad Pitt, pai de seus seis filhos. Já se passaram sete anos de negociações e ações judiciais sobre tudo, desde a custódia até a venda parcial de sua propriedade e vinícola provençal Château Miraval. Sete anos, diz ela, passando a maior parte do tempo em casa, pensando e evitando o trabalho que a afasta da família.

“Tivemos que nos curar”, diz ela. “Há coisas das quais ainda precisamos nos curar.”

Nesse período, Jolie apareceu em apenas cinco filmes, nada comparado ao ritmo de múltiplas estreias por ano que ela manteve de forma bastante consistente desde que interpretou uma punk de cabelo curtinho em “Hackers: Piratas de Computador” lançado no ano de 1995. A última vez que ela andou no tapete vermelho foi para promover o filme da Marvel de 2021, “Eternos”, fazendo poucas aparições públicas desde então.

Seu mais novo empreendimento, que foi lançado em novembro, não é uma linha de produtos de beleza com anúncios mostrando seu rosto – trata-se de uma empresa de moda sustentável onde os nomes dos alfaiates e dos clientes aparecem nas etiquetas ao lado da marca, Atelier Jolie.

Seu próximo filme será um longa internacional intelectual e não um sucesso de bilheterias de grande orçamento. No entanto, ela continua esmagadoramente famosa, uma verdadeira estrela de cinema global – quebrando com a névoa vaporosa das mídias sociais. Ela é indelével, apesar de suas grandes tentativas de desaparecer.

Jolie não pode ser conjurada em nossos feeds do Instagram para mostrar quais suplementos ela toma, o creme facial que ela desenvolveu ou o que usa no cabelo, como muitos de seus colegas fazem agora. Em vez disso, a sua presença nas redes sociais destaca fortemente o seu trabalho humanitário e seus comentários sobre os acontecimentos atuais, como a guerra entre Israel e Hamas.

Ela pode ser encontrada periodicamente em uma tela de 6 metros de altura interpretando Malévola, Lara Croft ou Jane Smith, mas também pode ser encontrada através das lentes das noticias sobre uma nação devastada pela guerra.

Quando ela se materializa pessoalmente, digamos em uma calçada nas ruas de Manhattan – silenciosa atrás dos óculos escuros e embrulhada em um casaco, como se fosse resultado de um cruzamento do século 21 com Greta Garbo e Elizabeth Taylor – parece estar realmente indo a algum lugar, muitas vezes, na companhia de um dos filhos. Estamos apenas a vislumbrando no limiar da sua vida real: o seu percurso desde o carro até à porta do hotel não é, de fato, o ponto principal.

“Eu não seria atriz hoje”, diz Jolie. Talvez teatro, ela alerta, mas não Hollywood. “Quando eu estava começando, não havia muita expectativa em ser uma figura tão pública e compartilhar tanta coisa.” Ela não lê nada sobre si mesma, diz ela. “Estou nisso há muito tempo e tudo o que havia para ser falado, já foi dito.”

Se ela tivesse atingido a maioridade no momento atual, Jolie poderia ser rotulada na categoria “bebê nepo”. Filha dos atores Jon Voight e Marcheline Bertrand, ela conseguiu seu primeiro emprego no filme estrelado pelo pai, “Lookin’ to Get Out”, que estreou quando ela tinha 7 anos. Na adolescência, ela tentou ser modelo, estudou Método de Interpretação e apareceu em videoclipes de bandas como Meat Loaf e Lemonheads, muitas vezes trabalhando para complementar a renda da mãe, diz ela.

Seus pais se separaram quando ela era apenas um bebê e Jolie abandonou legalmente o nome do pai em 2002. Ela tinha 20 e poucos anos quando conseguiu estrelar no filme “Garota, Interrompida”, interpretando uma paciente sociopata em uma instituição mental restritiva dos anos 1960 na adaptação das memórias de Susanna Kaysen. O papel rendeu a Jolie o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2000, mas ainda parecia que faltava algo. “Como cresci em Hollywood, nunca fiquei muito impressionada com isso. Nunca considerei isso muito significativo ou importante,” diz Jolie.

A fama inicial parecia esmagadora. Jolie era deprimida e, em alguns momentos, suicida, diz ela. O auge de sua carreira chegou quando sua mãe estava morrendo de câncer. Bertrand ensinou a filha a colocar uma mochila nas costas e partir em aventuras, diz Jolie, e isso se tornou um mecanismo de enfrentamento. “Eu queria fugir”, diz ela.

Jolie esteve em missões de campo e conheceu refugiados no Camboja, Tanzânia, Serra Leoa e Paquistão. Ela começou oficialmente seu trabalho com as Nações Unidas um ano depois de ganhar o Oscar. Em 2002, ela adotou seu filho mais velho, Maddox, em um orfanato no Camboja, país que visitou pela primeira vez durante as filmagens de “Lara Croft: Tomb Raider”.

“Há uma razão pela qual as pessoas que passaram por dificuldades também são muito mais honestas e muito mais conectadas, motivo pelo qual me sinto mais relaxada ao lado delas”, diz Jolie. Ela responde reflexivamente a uma pergunta inevitável: “Por que gosto tanto de passar um tempo com pessoas que sobreviveram e que são refugiadas? Elas enfrentaram tantas coisas na vida que isso traz à tona não apenas força, mas humanidade.”

Enquanto isso, em Los Angeles, “eu realmente não tenho… vida social”, diz Jolie. Ela afirma também que não está namorando ninguém no momento. “Percebi que meus amigos mais próximos são refugiados. Talvez quatro em cada seis mulheres de quem sou próxima tenham passado por guerras e conflitos”, diz ela.

Seus filhos cresceram desde os tempos de obsessão pelos tabloides, com o mais velho saindo da faculdade e o mais novo no ensino médio. As vozes deles são aquelas em que ela confia. “Eles são as pessoas mais próximas de mim e da minha vida, e são meus amigos mais próximos. Somos sete pessoas muito diferentes, essa é a nossa força”, diz ela.

Depois de tantos anos de fama, ela se resignou a alguns elementos da barganha faustiana. A cobertura constante dos paparazzi significa que ela não pode acompanhar os filhos em viagens ou atividades. “Você meio que não participa de momentos em que gostaria de estar”, diz ela.

O público – ou seja, no caso dela, essencialmente todo o mundo exterior – lhe deu uma carreira, diz ela.

“Eles também escolhem como querem que você seja. Desde que eu era jovem, as pessoas gostavam do meu lado que é bastante durão e talvez um pouco selvagem – essa é a parte que eu acho que as pessoas gostam. Você não quer ouvir sobre minha dor ou sobre a minha tristeza. Você sabe, isso não é divertido”, diz ela.

Jolie planeja deixar Los Angeles. “Isso é parte do que aconteceu depois do meu divórcio. Perdi a capacidade de viver e viajar com tanta liberdade. Mas vou me mudar assim que puder”, diz ela, e passar mais tempo em sua residência no Camboja.

“Eu cresci em um lugar bastante raso. De todos os lugares do mundo, Hollywood não é um lugar saudável. Então você acaba buscando autenticidade.”

Este ano, depois de duas décadas trabalhando com as Nações Unidas, Jolie passou a fazer parceria com os refugiados de uma forma mais direta. Nos seus discursos finais para a ONU, ela disse que estava frustrada com a falta de progresso na abordagem das causas profundas da atual crise global de refugiados.

Mais perto de casa, ela continua envolvida em uma disputa legal com Pitt com relação a propriedade de vinho francês da qual os dois foram donos, o Château Miraval.

Enquanto isso, Jolie está em uma encruzilhada na carreira. Profissionalmente, ela já trabalhou tanto em grandes franquias de filmes, que podem garantir enormes retornos de bilheteria, como em dramas independentes e menores. É uma estrutura que não mantém mais a mesma certeza: “Eternos” pode ter arrecadado US$402 milhões em todo o mundo, mas ainda foi considerado uma decepção.

Jolie pode afirmar estar menos interessada em Hollywood, mas o mundo também está menos interessado em Hollywood. As estrelas de cinema estão se tornando uma espécie em extinção, deixando a indústria com um vazio. Um dos poucos pontos positivos do cinema nos últimos meses não foi um filme de grande orçamento e repleto de estrelas, mas essencialmente um longa altamente polido da Taylor Swift.

Neste novo mundo, Jolie tem conseguido assumir projetos mais variados. Ela está participando das gravações de “Maria”, filme em que interpreta Maria Callas, seu primeiro papel em dois anos, cuja produção teve inicio em Paris no mês de outubro. (O filme obteve um acordo provisório com o sindicato SAG-AFTRA o que permitiu seu prosseguimento).

Recentemente, ela terminou seu quinto trabalho como diretora, “Without Blood” – um filme de guerra estrelado por Salma Hayek Pinault e Demián Bichir – cujo roteiro foi escrito por ela, baseado em um livro de Alessandro Baricco.

Ela está contratada para atuar em vários outros projetos, incluindo um terceiro filme sobre a Malévola. No ano passado, ela fechou um contrato internacional de cinema e TV com a empresa britânica Fremantle.

E ela também está produzindo um espetáculo da Broadway, “The Outsiders”, que estreia em abril. Jolie descobriu esta versão musical baseada no livro de S.E. Hinton, graças à sua filha mais nova, Vivienne, que agora trabalha como sua assistente. “Estou muito hifenizada!”, diz Jolie.

Este mês ela acrescenta mais um hífen ao inaugurar seu primeiro empreendimento de moda independente: o Atelier Jolie, uma incursão experimental na abordagem das vastas questões de sustentabilidade, produção e trabalho da moda. Dizer que se trata de uma linha de roupas sustentável desenhada, em parte, por Jolie e vendida em sua loja é muito simples.

“Se isto for explicado de forma muito simples, provavelmente não será tão gratificante. Na minha vida, eu nunca fui imediatamente compreendida”, diz ela.

Ela também parece ter uma necessidade quase compulsiva de trabalhar. “Eu não consigo parar. Eu sempre acho que parece que tem uma batalha chegando”, diz ela.

Jolie disse ainda que as pessoas riram quando contou sobre seu novo empreendimento: “Você, na moda? Não.”

“Eu nunca fui a um desfile de moda ou ao Met Ball em toda a minha vida”, diz Jolie. Ela sempre trabalhou com a Versace em vestidos personalizados para grandes momentos no tapete vermelho. Em vez de seguir de perto as tendências da moda, ela diz: “Eu adoro a individualidade e adoro a liberdade”.

Então, ao contrário de muitas empresas novas que lançam sem presença física no varejo, Jolie está abrindo um espaço físico no coração de NoHo, em Nova York, no antigo estúdio e casa de Jean-Michel Basquiat. Mais recentemente, foi um restaurante japonês.

A fachada é formada por uma tapeçaria de grafites em constante mudança feita por artistas de rua que deixam homenagens a Basquiat, incluindo uma enorme coroa. No interior, os clientes encontrarão roupas criadas por Jolie, seus colaboradores e outras marcas voltadas para a sustentabilidade.

Existirão padrões de costura para levar para casa, alfaiates e designers com hora marcada para personalizar as roupas. Os clientes poderão trazer peças que já possuem, para ajustes ou criar as suas próprias peças do zero usando tecido do estoque.

Haverá também um café, “Eat Offbeat”, que será dirigido por chefs refugiados e imigrantes. No espaço do café, as pessoas poderão criar ou comprar remendos (a partir de US$15) para costurar nas roupas.

Jolie planeja sediar eventos educacionais focados em técnicas como serigrafia, tachas e bordados. Em um provador semelhante a um estúdio no andar de cima, os clientes que desejam uma experiência mais de alta costura, podem marcar compromissos particulares como, por exemplo, para desenhar um vestido de noiva. Uma galeria incluirá obras de arte rotativas. O Atelier Jolie lançou recentemente uma coleção cápsula com a marca Chloé. Ela espera hospedar salões sobre temas como sustentabilidade e arte.

“Provavelmente, eu irei perder dinheiro durante um tempo”, diz Jolie. O aluguel do espaço de 6.600 pés quadrados estava anunciado por US$60.000 por mês durante o prazo mínimo de 10 anos; um representante da marca se recusou a divulgar os termos do contrato, mas disse que Jolie está pagando menos e não está comprometida com os dez anos. “Se eu conseguir colocar em prática algumas coisas que considero melhorias e conseguir empatar, será uma grande vitória.”

Ela procura responder a perguntas que muitos outros profissionais da moda exploraram com sucesso limitado. “O que seria um negócio ético? Estamos tentando fazer um pouco de engenharia reversa”, diz Jolie, que começou consultando advogados especializados em direitos humanos antes de abordar a sustentabilidade e o design circular. Ela e sua equipe estabeleceram um comitê para orientar a abordagem da marca em relação ao fornecimento e à produção.

“Eu não tenho as respostas”, diz Jolie. “Podemos evitar causar danos reais – não apenas à terra, mas também aos trabalhadores? É possível que eu possa ir a um lugar, goste de fazer roupas, goste de usar roupas e consiga não machucar ninguém? E na verdade talvez trate bem as pessoas?”

No dia a dia, Jolie admite ter um uniforme de mãe ocupada que é mais prático do que divertido: vestir um casaco com suas roupas de lazer para ficar elegante enquanto faz as tarefas. “Minha filha brinca que eu uso muito trench coats. É algo sobre se esconder”, diz ela rindo.

Muitas vezes, Jolie confia nas marcas Saint Laurent e Celine ao escolher vestidos, calças, suéteres e bolsas – peças que foram escolhidas, diz ela, para projetar uma imagem feminina e de segurança inabalável para seus filhos. Por quase 22 anos, ela diz: “Sou mãe e absorvi totalmente isso em quem eu sou”.

Ela diz que está mais confortável do que nunca com relação ao seu corpo. “É como se eu visse minhas cicatrizes e sentisse que vivi. Estou tendo grandes experiências e tenho o mapa desse complexo corpo que mudou com o tempo. Você e eu sabemos que uma mulher que está com a vida plena acaba sendo muito sexy.”

Jolie também participou de um vídeo, através do qual respondeu algumas perguntas sobre estilo, filhos etc. As fotos do ensaio foram adicionadas em nossa Galeria. Clique em qualquer uma das miniaturas abaixo para ter acesso ao álbum.

Fonte: WSJ. Magazine

Vídeo:

Fotos:

01 02 03 04

01 02 03 04

REVISTAS & SCANS » 2023 » WSJ MAGAZINE (01x)
ENSAIOS FOTOGRAFICOS » 2023 » ANNEMARIEKE VAN DRIMMELEN (08x)
ENTREVISTAS » 2023 » THE ONE – WSJ MAGAZINE (95x)