Ativista / Instagram / Redes Sociais / Trabalho Humanitário

Jolie posta sobre conflito entre Israel e Palestina

28 de outubro de 2023

Neste sábado, dia 28 de Outubro de 2023, a cineasta e ativista humanitária – Angelina Jolie – finalmente se manifestou a respeito do atual confito que acontece entre Israel e Palestina.

Jolie, que durante 20 anos trabalhou como Embaixadora da Boa Vontade e Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR / ACNUR), compartilhou uma postagem em seu perfil oficial na rede social “Instagram” dizendo:

“Assim como milhões de pessoas em todo o mundo, passei as últimas semanas enojada e furiosa com o ataque terrorista em Israel, com a morte de muitos civis inocentes e pensando na melhor forma de ajudar. Eu também estou rezando pelo retorno imediato e seguro de todos os reféns e pelas famílias que estão sentindo a inimaginável dor em razão dos assassinatos de seus entes queridos. E, acima de tudo, pelas crianças assassinadas e pelas crianças que agora encontram-se órfãs.

O que aconteceu em Israel foi um ato de terror. Mas isso não pode justificar as vidas inocentes perdidas no bombardeio da população civil em Gaza que não tem para onde ir, não tem acesso a alimentos ou água, não tem possibilidade de deixar o local e nem sequer tem o direito humano básico de atravessar uma fronteira para procurar refúgio.

Em razão do meu trabalho com os refugiados durante 20 anos, o meu foco está nas pessoas que são deslocadas em razão da violência em qualquer contexto. Gaza tem uma população com cerca de 2 milhões de pessoas (sendo metade delas crianças), que viveram sob um severo bloqueio durante quase duas décadas, além de décadas de deslocamento e apatridia.

Os poucos caminhões de ajuda que estão entrando contem apenas uma fração do que é necessário (sendo que eram entregues diariamente antes do atual conflito). Além disso, os bombardeios estão gerando, diariamente, novas necessidades humanitárias desesperadoras. A negação de ajuda, combustível e água está punido o povo coletivamente. A humanidade exige um cessar-fogo imediato. As vidas palestinas e israelitas – e as vidas de todas as pessoas a nível mundial – são igualmente importantes.

Qualquer coisa que possa evitar a morte de vítimas civis e possa salvar vidas, deve ser feita. Como muitos outros, doei para os esforços de ajuda médica. Optei por apoiar o trabalho da organização Médicos Sem Fronteiras e tenho acompanhado de perto os seus relatórios.”

Fonte: Instagram