ACNUR / Enviada Especial / Iêmen / ONU / Refugiados / Trabalho Humanitário / UNHCR

Angelina Jolie pede pelo fim do conflito no Iêmen

8 de março de 2022

O prolongado conflito no Iêmen levou a múltiplas crises que afetam todos os aspectos nas vidas das pessoas comuns. Isso resultou em milhares de vítimas civis – no mês de Janeiro de 2022, um civil foi morto ou ferido a cada hora – bem como em uma miséria generalizada, fome e colapso econômico, levando os iemenitas à beira do abismo.

Hoje, dois em cada três iemenitas precisam de assistência humanitária para sobreviver – o que equivale a 20 milhões de pessoas. Noventa e dois por cento de todos os iemenitas deslocados não têm nenhuma fonte de renda e devem sobreviver com menos de 40 dólares por mês.

Jolie, que é Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (UNHCR / ACNUR) desde 2011, chegou ao Iêmen no dia 6 de Março de 2022, para uma visita de três dias. Ela conversou tanto com iemenitas deslocados internos quanto refugiados no norte e no sul do país.

A Enviada Especial pediu para que todas as partes em conflito respeitem e se comprometam com o Direito Internacional Humanitário. Ela também pediu que todas as partes evitem atingir civis, garantam acesso humanitário desimpedido a todas as pessoas necessitadas, passagem segura para civis que fogem de áreas de conflito e um acordo político negociável.

Jolie insistiu que comunidade internacional aumente o apoio à resposta humanitária severamente subfinanciada antes da Conferência de Alto Nível para o Iêmen (High Level pledging conference for Yemen), que deve acontecer no próximo dia 16 de Março, e redobre os esforços na busca do fim da violência. Mais de 4 milhões de pessoas foram deslocadas nos últimos sete anos.

Em um local na província de Lahj, no sul do Iêmen, onde as pessoas que fugiram de casa nos últimos anos estão vivendo em abrigos frágeis, membros de famílias deslocadas contaram à Enviada Especial como perderam suas casas, seus entes queridos e seus meios de subsistência, descrevendo como o conflito desfez as esperanças que tinham com relação aos filhos e famílias.

Mudeera, mãe de cinco filhos que fugiu de Taiz há quatro anos, disse que nenhum dos seus filhos frequentou a escola, possui certidão de nascimento ou foi vacinado. Todos os dias ela luta para alimentá-los com qualquer coisa que não seja chá e pão.

No norte do Iêmen, em um local para deslocados internos, Jolie conheceu Maryam, de 65 anos, que está desalojada desde 2016 e que perdeu o marido no conflito. Ela contou a Jolie como três de suas netas morreram porque a família não tinha condições de pagar os cuidados de que precisavam.

Durante sua visita no dia de hoje, Dia Internacional da Mulher, Jolie testemunhou o impacto catastrófico que esse conflito teve sobre os civis iemenitas, especialmente mulheres e meninas, que representam mais da metade da população deslocada. Já enfrentando níveis de desigualdade e discriminação de gênero que estão entre os piores do mundo, a situação delas foi agravada por este conflito interminável.

Em um comunicado oficial, Jolie disse:

“O nível de sofrimento humano aqui é inimaginável. A cada dia que o conflito brutal do Iêmen continua, mais e mais vidas inocentes são perdidas e mais pessoas continuarão a sofrer. Vivemos em um mundo onde o sofrimento e o horror dominam as manchetes, mas essas notícias podem resultar em demonstrações esmagadoras de compaixão e solidariedade internacional. Espero que essa compaixão e solidariedade sejam estendidas ao povo do Iêmen, que precisa urgentemente de uma solução rápida e pacífica para este conflito – e para outras pessoas deslocadas, quem e onde quer que estejam no mundo. Com mais de 80 milhões de pessoas deslocadas em todo o mundo e com pedidos de ajuda subfinanciados globalmente, precisamos urgentemente encontrar soluções que permitam que os conflitos sejam resolvidos e que as pessoas deslocadas possam voltar para suas casas com dignidade e segurança.”

O ACNUR e seus parceiros permanecem em campo no Iêmen, fornecendo assistência que salva vidas por meio de abrigo, ajuda em dinheiro e apoio psicológico, bem como programas que ajudam especificamente a proteger crianças e prevenir a violência contra as mulheres. Embora o ACNUR espere manter e expandir seu apoio em 2022, em meio a uma escalada nos combates, o apelo da ONU para o Iêmen continua subfinanciado.

Nesta terça-feira (8), Jolie também fez uma postagem no seu feed de notícias em seu perfil oficial na rede social “Instagram”, através da qual escreveu:

Estou em Sanaã hoje, conhecendo mais famílias iemenitas que foram deslocadas e feridas durante o conflito. Mais de 4 milhões de iemenitas foram forçados a deixar suas casas pela violência e vivem deslocados internamente dentro do país. Mais da metade deles são crianças. E há pelo menos 50 linhas de frente ativas em todo o país, o que significa que civis ainda estão sendo mortos e feridos todos os dias.

Algumas dessas imagens são de um local para deslocados internos no norte de Sanaã. Atualmente, o local abriga cerca de 130 famílias iemenitas. Apenas 20 dessas famílias recebem rações alimentares e, mesmo para essas famílias mais vulneráveis, as rações são limitadas. Todos os professores trabalham sem salário e caminham cerca de 3 horas diárias para chegar à escola e voltar para casa. As crianças muitas vezes chegam à escola sem comer nada.

Enquanto estive aqui no Iêmen, também visitei o governo de Lahj, no sul do país, onde estão 35 famílias deslocadas. O acampamento improvisado carece de todos os serviços básicos, estando a fonte de água mais próxima, a 15 km de distância. Não há banheiros ou chuveiros e a maioria das crianças que moram aqui não vai à escola.

Vivemos em um mundo onde o sofrimento e o horror dominam as manchetes, mas essas notícias podem resultar em demonstrações esmagadoras de compaixão e solidariedade internacional. Espero que essa compaixão e solidariedade sejam estendidas ao povo do Iêmen.

Fonte: UNHCR | Instagram

Fotos:

Fotos:

01 02 03 04

01 02 03 04

01 02 03 04

01 02 03 04

TRABALHO HUMANITARIO » EVENTOS, MISSÕES E OUTROS » 2022 » MISSÃO DE CAMPO: IÊMEN – 06/03/22 (4x)
TRABALHO HUMANITARIO » EVENTOS, MISSÕES E OUTROS » 2022 » MISSÃO DE CAMPO: IÊMEN – 06/03/22 #2 (53x)
TRABALHO HUMANITARIO » EVENTOS, MISSÕES E OUTROS » 2022 » MISSÃO DE CAMPO: IÊMEN – 07/03/22 (3x)
TRABALHO HUMANITARIO » EVENTOS, MISSÕES E OUTROS » 2022 » MISSÃO DE CAMPO: IÊMEN – 08/03/22 (25x)