Afeganistão / Ativista / Enviada Especial / Trabalho Humanitário / UNHCR / Vídeo

Jolie fala sobre mulheres afegãs em evento

2 de fevereiro de 2022

Nesta terça-feira, dia 01 de Fevereiro de 2022, a Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados – Angelina Jolie – falou sobre a situação atual das mulheres afegãs em mensagem de vídeo exibida durante evento organizado pela Subcomissão de Direitos Humanos do Parlamento Europeu.

O evento intitulado “Dias das Mulheres Afegãs – Uma conferência de alto nível sobre mulheres afegãs” acontece nos dias 1 e 2 de Fevereiro, e reúne as principais partes interessadas, incluindo representantes das Nações Unidas e da comissão, bem como várias mulheres afegãs, visando aumentar a conscientização sobre as condições no Afeganistão. Durante o vídeo, Jolie se manifestou dizendo:

“Eu apelo às autoridades de fato no Afeganistão para que reabram todas as escolas e permitam que as meninas possam fazer as provas que perderam no ano passado. Para que libertem as meninas e as mulheres detidas e permitam que elas participem totalmente e livremente do trabalho, da política e da sociedade. E pergunto: se não puderem fazer isso, do que é que vocês tem tanto medo?

Se vocês tem medo das mentes das mulheres afegãs, é tarde demais. Vocês podem afastar uma mulher de seu trabalho, vocês podem negar uma educação a ela. Vocês podem dizer como ela tem que se vestir. Talvez, vocês até consigam assustá-la e convencê-la a ficar em casa. Mas vocês não podem extinguir a capacidade de pensamento dela. Vocês não podem apagar a vontade dela de fazer tudo o que pode para que seus filhos tenham um futuro melhor. Mesmo que ela nunca tem tido um único dia de liberdade.

Eu peço aos líderes ao redor do mundo que detenham aqueles que estão no poder no Afeganistão e que prestem contas pelo tratamento que tem dado às mulheres e à sociedade civil, visando garantir que a ajuda humanitária chegue às mulheres e às organizações lideradas por mulheres, visando acabar com o impedimento violento de refugiados vulneráveis que está ocorrendo em algumas fronteiras.

E eu espero que as pessoas de pensamento livre ao redor do mundo ajudem a garantir que as mulheres do Afeganistão não sejam esquecidas […] E para todas as mulheres afegãs, aquelas corajosas, que pensam livremente, possuidoras de graça, determinação e força, por favor, saibam que vocês deixaram uma marca indelével no seu país e na história. O que vocês alcançaram ao longo das décadas pode até ser suprimido, mas não pode ser apagado.

Sistemas construídos com base na pressão, causam um mal terrível, mas eles não duram para sempre. Nas palavras de uma filha do Afeganistão: “Você pode até arrancar uma flor, mas nada pode impedir a chegada da primavera.””

• Fonte: European Parliament Multimedia Centre

Assista o vídeo abaixo e veja o discurso completo. Lembre de ativar as legendas (que são geradas automaticamente pelo Facebook):

Vídeo:

Capturas:

01 02 03 04

TRABALHO HUMANITARIO » EVENTOS, MISSÕES E OUTROS » 2022 » AFGHAN WOMEN DAYS (50x)