Ativista / Entrevistas / Escritora / Livros / Vídeo

Em entrevista, Jolie fala sobre seu novo livro

2 de setembro de 2021

Nesta quarta-feira, dia 02 de Setembro de 2021, foi oficialmente lançado o mais novo livro escrito por Angelina Jolie: “Know Your Rights and Claim Them” (Conheça Seus Direitos e Reivindique-os, tradução literal, não título oficial).

Escrito juntamente com a advogada de direitos humanos, Geraldine Van Bueren – uma das redatoras originais da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança de 1989 — visa conscientizar os mais novos, incentivando-os a desafiar as injustiças com segurança.

“Muitas crianças estão em perigo em todo o mundo e simplesmente não estamos fazendo o suficiente. Esses são seus direitos, decididos anos atrás com base no que os tornariam adultos saudáveis, equilibrados, seguros e estáveis.”

Jolie, Enviada Especial da Agência de Refugiados da ONU (UNHCR / ACNUR), disse esperar que o livro também lembre os governos de seu compromisso com o tratado global que consagra os direitos civis, sociais, políticos e econômicos das crianças.

“Passamos muito tempo bloqueando esses direitos, então este livro é para ajudar as crianças a terem uma ferramenta que diz: “Esses são os seus direitos, essas são coisas que você precisa questionar para ver até onde você, dependendo do seu país e circunstância, pode acessar esses direitos, quais são seus obstáculos, quem são os outros que vieram antes de você e de qual forma eles lutaram, quais são as maneiras que você pode lutar, sendo assim, um manual para revidar”.

Mãe de seis filhos, Jolie disse que ensinou sobre a Convenção da ONU em sua casa, mas ficou surpresa ao saber que, em seu próprio país, nos Estados Unidos, tal Convenção não foi ratificada.

“Isso me enfureceu e me fez começar a questionar o que isso significa? Então, para cada país, que ideia é essa, de que você tem direito à educação… mas então por que tantas crianças estão fora da escola? Por que as meninas no Afeganistão estão sendo agredidas por estudarem?

O livro aborda identidade, justiça, educação e proteção contra danos, entre outros assuntos. Ele fornece orientações sobre como se tornar um ativista, estar seguro e um glossário de termos e organizações.

“Através do livro, você pode encontrar seu próprio caminho, porque estamos muito preocupados com a segurança das crianças. Não queremos que as crianças apenas andem por aí gritando por seus direitos e se colocando em perigo”

A obra é recheada com exemplos de jovens vozes poderosas de todo o mundo, incluindo a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, a ativista climática Greta Thunberg e a jornalista palestina, Janna Jihad, de 15 anos.

O lançamento ocorreu nesta quinta-feira, na Grã-Bretanha, e entra em pré-venda em outros países. O intuito de Jolie é que o livro seja publicado mundialmente.

“Vamos descobrir que, em alguns países, alguns adultos vão negar o acesso ao livro e as crianças vão acabar encontrando-o. Eu acho que é assim que ele vai chegar até as outras crianças. As crianças vão avisar umas às outras sobre isso e podem até participar da tradução e do envio de uma para a outra.”

Fonte: Reuters

 

Vídeos:


Fotos:

01 02 03 04

01 02 03 04

• Entrevistas > 2021 > Reuters (24x)
• Entrevistas > 2021 > Amnesty International (24x)