Aqueles Que Me Desejam a Morte / Atriz / Entrevistas / Filmes / Those Who Wish Me Dead

EW: Jolie fala sobre novo filme em entrevista

21 de abril de 2021

Nesta terça-feira, dia 20 de Abril de 2021, a renomada revista de entretenimento, Entertainment Weekly, publicou em seu website oficial uma entrevista exclusiva com a atriz Angelina Jolie, na qual ela falou sobre seu novo filme “Aqueles Que Me Desejam a Morte” (Those Who Wish Me Dead). Leia o artigo traduzido na íntegra pelo Angelina Jolie Brasil!

Por Devan Coggan

Para Angelina Jolie, a parte mais difícil de fazer no filme “Aqueles Que Me Desejam a Morte” não foi a cena em que ela teve que prender a respiração e ficar embaixo da água enquanto um incêndio acontecia na superfície ou quando ela teve que derrubar dois assassinos que se aproximavam enquanto coisas explodiam ao seu redor. Não foi nem mesmo a cena em que ela teve que correr entre caixas de pólvora em uma floresta, tentando desesperadamente fugir das chamas. Não, seu maior desafio foi o de ser legal demais.

A atriz de 45 anos estrela o thriller de sobrevivência dirigido por Taylor Sheridan interpretando o papel de Hannah, uma brusca e objetiva bombeira encarregada de proteger um menino de 12 anos em estado de choque (Finn Little). Enquanto Hannah relutantemente guia o menino pela região inóspita de Montana, Jolie (que é mãe de seis filhos) contou ter achado difícil reprimir seus próprios instintos maternais.

“Minha personagem não é maternal por natureza”, disse Jolie ao EW com uma risada. “Às vezes, Taylor me corrigia porque meu comportamento em relação a uma criança é diferente do comportamento [de Hannah] em relação a uma criança. Levei um pouco de tempo para conseguir tratar mal o Finn mas eu consegui!”

O filme marca o tão esperado retorno de Jolie como heroína de ação: depois de empilhar sua carreira com filmes de ação pesados como “Lara Croft: Tomb Raider”, “Sr. & Sra. Smith”, “O Procurado” e “Salt”, Jolie deu um passo atrás das câmeras e passou grande parte do tempo, nos últimos anos, dirigindo dramas como “Invencível” e “Primeiro Mataram Meu Pai”.

Mas 2021 verá um retorno espetacular de Jolie às telonas – e às acrobacias. “Aqueles Que Me Desejam a Morte” (que estreia nos cinemas norte americanos e na HBO Max no dia 14 de maio) será seguido pelo filme épico da Marvel, “Eternals” que será lançado em novembro.

“Eu amo dirigir, mas tive uma mudança em minha situação familiar que não me possibilitou dirigir por alguns anos”, disse a atriz, que está em processo de divórcio com Brad Pitt e disputas pela custódia dos filhos desde 2016. “Eu precisava fazer trabalhos mais curtos e ficar mais em casa, então meio que voltei a fazer alguns trabalhos de atuação. Essa é a verdade.”

Ela se viu atraída por filmes que lhe permitiriam usar suas habilidades de dublê, ao mesmo tempo em que explorava novas profundezas – como o thriller tenso de Sheridan. Ex-ator e indicado ao Oscar, ele construiu uma filmografia de tensos faroestes modernos, tanto como escritor (“Sicario: Terra de Ninguém” e “A Qualquer Custo”) quanto como diretor (“Terra Selvagem”).

“Ele tem uma voz única quando se trata de personagens de dentro da América, o que não era o foco anterior do meu trabalho. Eu queria estar neste mundo com ele,” disse Jolie.

Baseado no livro de 2014 escrito por Michael Koryta, “Aqueles Que Me Desejam a Morte” se concentra na personagem de Jolie, Hannah, uma “smokejumper” – nome do grupo especialmente treinado de bombeiros que saltam de paraquedas em florestas em chamas – assombrada por uma missão passada que deu errado.

Ela vigia uma torre de incêndio solitária e tropeça em Connor (Finn Little), um pré-adolescente traumatizado que está sendo perseguido por dois assassinos (Nicholas Hoult e Aidan Gillen). Juntos, eles ficam isolados na floresta, presos entre os homens e a Mãe Natureza.

Embora a ganhadora do Oscar, Jolie, atue desde criança (ela fez sua estreia no cinema aos 7 anos no filme “Aventuras em Las Vegas”), sua experiência na direção mudou a maneira como ela aborda o cinema.

“Em termos muito técnicos, estou mais ciente do que o diretor precisa, de quais outros desafios ele está enfrentando e de quantas peças diferentes estão se movendo”, explica ela. Com relação a “Aqueles Que Me Desejam a Morte”, isso significou um maior respeito – e paciência – pelos complicados cenários do filme.

“Quando você é mais nova e está tendo aqueles dias, passando frio, molhada, emocionada e chorando, você pensa apenas nessas coisas. Agora que você também dirigiu e está mais velha, percebe que enquanto está congelando e chorando, também há pirotecnia acontecendo ou várias outras situações. Isso puxa você para fora de si mesma,” adiciona Jolie.

Em uma cena, onde Hannah e Connor tentam fugir do incêndio, a equipe de produção montou um enorme cenário de floresta, que foi incendiado com segurança.

“[Sheridan] deve ter gasto uma quantia enorme de dinheiro nesta floresta falsa”, disse Finn, 14, rindo. “Quero dizer, você construiu uma coisa enorme só para queimá-la!” Bombeiros de verdade também permaneceram nos sets para conter cuidadosamente o fogo e Jolie se reuniu com vários deles para ter uma ideia do mundo perigoso dos “smokejumpers”.

“No primeiro dia em que estávamos no fogo, percebi o calor, a rapidez com que os ventos mudavam e a rapidez com que o fogo atingia, de repente, uma árvore que você não estava esperando”, diz ela. “Nosso respeito cresceu dia após dia por essas pessoas que trabalham na linha de frente e vimos como esse trabalho é difícil.”

Jolie acrescenta que adorou a chance de assumir um papel de ação mais corajoso e realista do que no passado. “Não há nada sobre essa personagem que indique que ela tenha treinado artes marciais ou tenha feito algo especial. Eu fiquei muito assustada com isso.”

Mas ela ainda teve tempo para transmitir um pouco de sua sabedoria de heroína de ação para seu co-star mais jovem. “Ela meio que me acompanhou e se certificou de que eu estava seguro”, disse Little. “Ela se esforçou para me fazer sentir realmente aceito.”

Aparentemente, os instintos maternos simplesmente não podem ser sufocados.

Esta entrevista está na edição de maio da “Entertainment Weekly”, já nas bancas com capas de Chloé Zhao, Viola Davis e Regina King.

“Aqueles Que Me Desejam a Morte” chega aos cinemas norte americanos e à HBO Max no dia 14 de maio de 2021. O filme, no entanto, ainda não possui data de estreia prevista no Brasil.

Fonte: Entertainment Weekly

 

Scans:

01 02 03 04