Jolie conversa com ex-secretária de estado dos EUA
8 de julho de 2020
No começo desta semana, a Presidente do Conselho do National Democratic Institute (NDI) e a ex-secretária de Estado, Madeleine Albright, participou de uma vídeo conferência com a Enviada Especial do Alto Comissário da ONU para Refugiados, Angelina Jolie, sobre o que significa ser uma mulher que gosta de se arriscar. A conversa foi intermediada pela apresentadora do jornal “Morning Joe”, Mika Brzezinski, fundadora da “Know Your Value”, uma plataforma que ajuda as mulheres a reconhecer e a serem reconhecidas por seu valor pessoal e profissional, desenvolvendo e inspirando o crescimento individual.
As participantes discutiram o papel crítico que as mulheres desempenham – seja como líderes políticas ou como refugiadas – nos momentos mais difíceis. A secretária Albright defendeu que os países que lidam melhor com a crise do COVID-19 são aqueles administrados por mulheres. Da Nova Zelândia ao Taiwan, essas líderes não estão se aliando a um grupo em detrimento de outro, mas estão arregaçando as mangas e começando a trabalhar. Ela disse que, quando as mulheres ganham poder político, é mais provável que pensem na melhor maneira de fazer o trabalho, em vez de pensar em seu benefício pessoal.
Jolie, no entanto, apontou que, muitas vezes, as mulheres questionam seu próprio valor. Numa época em que mulheres inteligentes e poderosas estão mostrando seu valor geopoliticamente, o que mantém as outras mulheres para trás? Embora as respostas possam não ser simples, incentivar e permitir que as mulheres se envolvam em processos políticos é um primeiro passo fundamental. Jolie compartilhou um exemplo ilustrativo de sua experiência no Afeganistão, onde viu em primeira mão, o que aconteceu quando as mulheres, que fizeram sacrifícios pela transição, foram excluídas dos processos de paz e da política.
Vídeo:
Enquanto a Secretária Albright, Jolie e Brzezinski são mulheres líderes em seus respectivos campos, cada uma tem sua própria história para contar. Através de seu trabalho com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Jolie falou sobre as corajosas famílias que conheceu da Síria, por exemplo, e como o potencial delas e a sede por liberdade e paz podem enriquecer o tecido de seus países anfitriões, se lhes for permitido. A Secretária Albright contou sobre sua infância, quando ela foi, duas vezes, refugiada, já que sua família escapou primeiro dos nazistas e depois do comunismo antes de se tornar “uma americana grata” e a primeira mulher secretária de Estado. Brezezinski compartilhou a história de seu pai, que nasceu na Polônia, e sobre sua ascensão posterior ao se tornar Conselheira de Segurança Nacional do Presidente Jimmy Carter.
Apesar dos desafios do momento atual, a Secretária Albright e Jolie compartilharam uma crença apaixonada no potencial dos jovens em definir o caminho, rumo a um novo futuro para todos nós. Ambas reconheceram que, em todo o mundo, as principais mudanças nos países são aquelas lideradas pelas gerações mais jovens. Como presidente do National Democratic Institute, Albright disse que estava orgulhosa da programação que o instituto realiza para promover a liderança nos jovens.
Jolie concluiu a conversa observando que, mesmo na hora mais sombria, um caminho a seguir pode ser encontrado quando surgem momentos de desafio, cada pessoa deve escolher quem será e como responderá. O progresso não acontece por si só, ela comentou.
Fonte: National Democratic Institute
Fotos:
- Notícia anterior: Jolie e filha fazem compras em loja de Los Angeles
- Próxima notícia: Disney divulga trailer oficial de One and Only Ivan