Jolie fala sobre Mon Guerlain Intense à Harper’s Bazaar
23 de agosto de 2019
Atriz, cineasta e humanitária, Angelina Jolie adicionou “musa de perfumes” à sua lista de realizações no ano passado, quando ela se tornou o rosto do perfume Mon Guerlain. Para gravar o comercial mais recente lançado pela marca, do perfume Mon Guerlain Intense (uma versão mais ousada do perfume), Jolie viajou até sua residência no remoto noroeste do Camboja. É lá que a fundação da família de Jolie trabalhou por dezoito anos para ajudar a conservar o meio ambiente e apoiar as comunidades locais.
O vídeo foi concedido exclusivamente para a Harper’s BAZAAR e gravado durante os bastidores do comercial. Já nesta entrevista exclusiva, Jolie falou sobre como foi trabalhar com o diretor vencedor do Oscar, Emmanuel Lubeski na campanha suave-mas-selvagem, sobre criar filhos fortes e sobre suas várias iniciativas e compromissos em ajudar a salvar o planeta.
“Ele [Emmanuel Lubeski] é um daqueles artistas que encontram beleza ao redor deles. Ele sente e ajusta. O primeiro comercial de perfumes que fizemos juntos, queríamos que fosse autêntico. Eu gosto da ideia de que você representa algo que é verdadeiramente como você vive na vida real. Acho que as pessoas sabem disso: quando há verdade ou quando há um conto de fadas. Acho que preferem a verdade,” diz Jolie no trecho.
O que você queria expressar neste novo comercial de Mon Guerlain?
Feminilidade e liberdade. Os comerciais de perfumes geralmente projetam uma vida de fantasia. Queríamos fazer algo diferente, baseado em uma vida real. Minha casa no Camboja foi um sonho meu. Eu trabalho no país há 17 anos com a minha fundação e, recentemente, eu finalmente construí uma casa lá. Então, a equipe da Guerlain foi graciosamente até o Camboja e nós exploramos esse sentimento de liberdade, feminilidade e de fazer escolhas ousadas na vida.
Foi difícil levar a equipe da Guerlain para o Camboja?
Não, eles são bastante aventureiros. Parte do que eu aprendi com Thierry [o mestre perfumista da Guerlain] é que criar um perfume é muito mais sobre explorar outros países, culturas, aromas e produtos de todo o mundo.
Qual é a história por trás da música do comercial “Wild Things”?
A empresa escolheu a música. Quando nos reunimos, estávamos nos conhecendo e falando sobre família e sobre o que é ter uma família criativa. E em certo momento, eu mencionei que meu tio é um compositor e que ele escreveu “Wild Thing”.
Você sente que tem um lado selvagem?
Eu acho que toda mulher tem todas as facetas em sua personalidade. Muitas vezes, não podemos ser tão suaves e livres ou selvagens e abertas como merecemos ser. Há muitas coisas entre nós e todo o nosso potencial. Uma das coisas que eu queria mostrar, é que a liberdade de uma mulher não é agressiva, não é anti-homem, não é brava, não é só obscura e sexy – é feliz, é alegre, é feminina e pertence a nós.
Você e Guerlain estavam tentando expressar algo específico sobre a imagem das mulheres com este comercial?
Uma das coisas sobre as quais frequentemente não falamos, quando falamos sobre os direitos das mulheres, é que não se trata apenas das mulheres terem o direito de ir à escola, de estarem a salvo em suas casas ou de terem certas liberdades. Há também o direito de ser mulher, de ser delicada. Nós não queremos ter que lutar todos os dias, desafiar, provar que podemos trabalhar, ser firmes, criar nossos filhos e fazer tudo de uma vez. Nós queremos o direito de também sermos delicadas. Por natureza, somos muito criativas, delicadas e criaturas gentis. É a nossa verdadeira natureza, além de sermos muito selvagens e tudo o mais que escolhemos ser.
O comercial é cheio de referências à natureza. E sua casa está situada em meio à floresta tropical do Camboja. Isso é algo que você queria expressar no comercial?
Nós pensamos em perfume como algo em um frasco, mas são vários materiais diferentes e essências coletadas ao redor do mundo. Então, foi muito natural que a natureza fizesse parte de um comercial de perfumes. É o que realmente inspira.
Qual é a sua melhor lembrança das filmagens?
Todos nos sentamos juntos e fizemos uma bênção. Todo mundo está sempre correndo quando você faz algo assim. Todo mundo quer ter um momento para se sentir grato, em paz por estar no país. Foi muito especial.
Você poderia nos contar mais sobre seu compromisso no Camboja?
A área onde o comercial foi gravado, foi o primeiro e último reduto do Khmer Vermelho. É perto da fronteira com a Tailândia, onde muitas pessoas se refugiaram. Quando voltaram, enfrentaram um enorme problema com as minas terrestres. Comecei a trabalhar no país há dezoito anos com a ONU, e depois conheci meu filho. Eu queria este lugarzinho para ele e queria ajudar o país de alguma forma. Percebemos rapidamente que tínhamos que proteger o meio ambiente porque, além das minas terrestres no solo, havia muita extração ilegal de madeira, mineração de pedras preciosas e caça furtiva. Nossa fundação é Cambojana. Nós temos dez escolas e duas clínicas. Somos todos uma família e trabalhamos muito bem juntos. O Camboja já passou por tantas coisas e ainda está tentando se recuperar, mas as pessoas são tão bonitas e tão fortes. Queríamos fazer a nossa parte em ajudar o país a avançar.
Você pode nos contar sobre seu Bee Project com a Guerlain?
Eu tive um pequeno e humilde programa de apicultura. Quando a Guerlain apareceu, disseram “sabemos algo sobre abelhas, podemos ajudar”. Eles passaram um tempo com a população local e enviaram um etnobotânico para o Camboja. Esperamos que nosso novo projeto ajude a criar empregos e atividades, protegendo a biodiversidade na área. Se der certo, veremos se podemos replicá-lo em outras áreas. Isso é tudo que cada um de nós pode fazer: algo pequeno, certifique-se de que funciona e esperamos que, através da prática, possamos mostrar que ser responsável com a terra é a melhor prática.
Quais são seus pequenos atos diários ou gestos para ajudar o planeta?
Eu tento ser responsável, mas não sou perfeita de forma alguma. Com seis filhos, não é fácil ter uma ideia perfeita de como administrar um lar perfeito, onde tudo é perfeitamente reciclado. Faço o que posso para explicar às crianças a importância dessas coisas, ajudá-las a compreender, educá-las, viajar com elas, ajudá-las a ver como as coisas são afetadas. Meus filhos passam muito tempo em lugares como o Camboja, Namíbia e em todo o mundo, então eles vêem os efeitos dos danos causados pelo desperdício. E eu tenho esses projetos ao redor do mundo onde eu trabalho com pessoas locais e tento capacitá-las para poder fazer mais e cuidar do ambiente delas.
Você acha que pode ajudar a mudar o mundo com uma imagem ou uma fragrância?
Não, mas acho importante não esquecer esse lado que temos. Como mulheres, estamos muito ocupadas, por isso, às vezes, colocar um perfume pode ser o único momento que temos para nós mesmas naquele dia. Isso nos faz sentir femininas e ajuda a nos lembrar que há algo em nós que merece ser nutrido. Acho que isso é mais importante do que pensava quando entrei nessa campanha.
Você compartilha muitos valores com a Guerlain. Você tem uma memória específica conectada à marca?
Minha mãe não tinha muito tempo para cuidar de si mesma. Ela não sabia exatamente como e, por isso, queria que Jacqueline Bisset, minha madrinha, fizesse parte da minha vida. Ela admirava sua inteligência, elegância e graça. Mas o único pó facial que ela tinha era o “Guerlain Ladies in All Climates” e usava-o para ocasiões muito especiais. Era um lindo pó facial, que tinha vindo de Paris e que a fazia se sentir como uma dama, quando estava ocupada criando filhos como mãe solteira. Era um pequeno sinal de uma vida que ela sonhara e tinha desejado.
Qual é o principal valor que você tenta transmitir aos seus filhos?
Bondade. Eles são indivíduos muito fortes, são muito mente aberta e muito gentis. Eu tento dar o exemplo e ser bondosa e gentil, amorosa e tolerante, como minha mãe era. Mas também, quando há uma briga que precisa ser comprada, quero que eles sintam que têm força. Então, espero que eles estejam aprendendo a ser gentis, com um pouco de luta dentro deles.
Você pode nos contar mais sobre seus projetos futuros?
Um dos projetos em que estou trabalhando é um programa de notícias para crianças com a BBC World Service e a Microsoft Education. Também estou trabalhando em um projeto de livro sobre direitos da criança com a Anistia Internacional, para ajudar as crianças a entenderem seus direitos e como colocá-los em prática.
O que você gosta de fazer em Paris?
Eu gosto de falar com as pessoas em Paris. É em um país tão especial cultural e historicamente falando. O tipo de diálogo que acontece aqui na cidade é muito especial. Eu me sinto muito educada e muito iluminada quando posso vir aqui, sentar e falar com as pessoas.
Como você resumiria sua vida em uma palavra?
Liberdade, porque sem liberdade você não tem nada. Liberdade de pensamento, liberdade de movimento, liberdade para si e para os outros. Estou completamente ciente de que tenho muito mais liberdade do que a maioria, por isso sou muito grata.
Qual foi a coisa mais louca que você fez?
Espero que eu ainda consiga fazê-la.
Escrito por Jenna Rosenstein
Traduzido por Guilherme L. para o Angelina Jolie Brasil
Fonte: Harper’s BAZAAR
O perfume Mon Guerlain Intense chega ao Brasil em setembro reinterpretado com notas de lavanda da Provence, sândalo australiano, jasmin sambac e uma sobredosagem de baunilha do Taiti.
Em nossa Galeria, adicionamos 68 capturas de tela dos bastidores do comercial. Clique em qualquer uma das miniaturas abaixo para ter acesso ao álbum.
Fotos:
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