Jolie participa de Conferência de Manutenção da Paz da ONU
29 de março de 2019
Nesta sexta-feira, dia 29 de Março de 2019, Angelina Jolie marcou presença na sede das nas Nações Unidas em Nova York para continuar seu trabalho na luta em erradicar a violência sexual em conflitos.
A Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR / ACNUR) fez um discurso inspirador encorajando mais mulheres a se juntarem à força de manutenção da paz das Nações Unidas.
A ativista e atriz de 43 anos, que trabalha com a Agência de Refugiados da ONU há 18 anos, compareceu à Conferência de Manutenção da Paz da ONU que aconteceu, pela primeira vez, nos Estados Unidos. Ela compareceu ao evento usando um casaco bege da marca Ryan Roche e jóias Cartier.
Jolie foi nomeada Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados em 2012 e desde então tem viajado pelo mundo defendendo os refugiados, mulheres e crianças, em particular.
“Em todo o mundo há inúmeros exemplos de mulheres em ascensão, assumindo a liderança, traçando seus destinos com suas próprias mãos, inspirando todos nós. Mas mulheres e meninas ainda são a maioria das vítimas da guerra. Eles são mais da metade de todos os refugiados e a grande maioria das vítimas de estupro e outras violências sexuais e de gênero”, disse em seu discurso.
“As mulheres estão no epicentro absoluto do conflito moderno, no pior sentido possível”, continuou ela, “Mas, na maioria das vezes, elas ainda estão do lado de fora, olhando para a política e para as decisões sobre seu futuro. Se seguíssemos o princípio de que os afetados por um problema deveriam ser encarregados para determinar as soluções, então a maioria dos negociadores de paz, ministros do exterior e diplomatas do mundo seriam mulheres. Todos nós conhecemos a realidade”.
Jolie passou a chamar mais mulheres para terem lugares em posições de liderança nas missões de manutenção da paz e para as nações de todo o país, para incluir as mulheres nas posições mais altas de tomada de decisão.
“Negar metade da representação da população nas negociações de paz ou no governo não é o caminho para uma estabilidade a longo prazo”, disse ela, “Enquanto continuarmos a colocar quase todas as outras questões à frente dos direitos e participação das mulheres, permaneceremos presos em um ciclo de violência e conflito. Nós não teremos aprendido nada. E nossas instituições contarão com muito menos do que deveriam.”
Jolie, que a está voltando cinema este ano com o novo filme da Disney, “Malévola 2”, encerrou seu discurso descrevendo como as coisas precisam mudar para atingir esse objetivo.
“Ainda há muito a fazer para aumentar o número de mulheres nos ranques de missões de manutenção da paz. Tendo encontrado algumas formidáveis mulheres da forças de manutenção da paz nesta manhã, penso que esta mudança não pode demorar a acontecer para que haja eficácia e impacto da manutenção da paz da ONU”, disse ela.
“Novas ações de seus governos em todas essas áreas podem fazer uma enorme diferença. Mas acredito que elas também devem ser acompanhadas por compromissos visando assegurar a representação das mulheres nas negociações de paz, para serem coerentes na defesa dos direitos das mulheres, em todos os lugares, e para abordar as profundas razões sociais na desigualdade e violência contra as mulheres,” Jolie explicou.
Texto: People
Em nossa Galeria, foram adicionadas 70 fotos. Clique em qualquer uma das miniaturas abaixo para ter acesso ao álbum!
Vídeo:
Fotos:
- Notícia anterior: Jolie negocia entrar para elenco de filme da Marvel
- Próxima notícia: Angelina Jolie é vista em aeroporto de Nova York