Aparições Públicas / Eventos / TimeToAct / UNHCR

Angelina Jolie marca presença no PSVI Film Festival

23 de novembro de 2018

Nesta sexta-feira, dia 23 de Novembro de 2018, a cineasta norte americana, Angelina Jolie, foi vista deixando o Aeroporto Heathrow, após aterrizar na cidade de Londres, no Reino Unido.

À noite, a Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (UNHCR / ACNUR) foi novamente fotografada quando chegava ao British Film Institute para comparecer ao Festival de Cinema organizado pela Iniciativa de Prevenção à Violência Sexual.

A iniciativa foi co-fundada no ano de 2012 por Jolie juntamente com o ex-ministro britânico de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague. Os dois realizaram esta parceria que visa combater o uso do estupro e da violência sexual utilizados como arma de guerra em zonas de conflitos.

No evento, Jolie se juntou a jovens cineastas oriundos de países afetados por conflitos e que fizeram parte de vários workshops criados com a finalidade de ajudar a melhorar suas capacidades de contar histórias e mudar atitudes em suas próprias sociedades. Jolie também conduziu uma sessão de perguntas e respostas com o ganhador do Prêmio Nobel da Paz e ativista na prevenção da violência sexual, o congolês Dr. Denis Mukwege. Durante o anúncio oficial do evento, Jolie se manifestou em um comunicado dizendo:

“Os artistas e defensores dos direitos humanos muitas vezes correm riscos significativos para dizer a verdade sobre crimes praticados contra mulheres indefesas, crianças e homens durante a guerra. Os perpetradores de crimes de guerra costumam fazer coisas extremas para evitar que a verdade seja contada. Por isso, estou muito orgulhosa em apoiar os cineastas que irão participar do Festival. O estigma aumenta o sofrimento daqueles que sobreviveram ao estupro em zonas de guerra. É uma injustiça intolerável a nível humano e conseguir justiça para as vítimas desses atos doentios de violência é um grande obstáculo. Precisamos examinar e mudar as atitudes sociais arraigadas que tratam a violência sexual como uma consequência inevitável da guerra ou como um crime de menor importância – incluindo atitudes prejudiciais às mulheres.”

Fotos:

01 02 03 04 05