Enviada Especial / Trabalho Humanitário / UNHCR

Jolie pede por um cessar fogo permanente no Iêmen

4 de novembro de 2018

Neste domingo, dia 04 de Novembro de 2018, a Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR / ACNUR) pediu por urgente cessar fogo no Iêmen e por uma solução duradoura para o conflito. Ela saudou a recente discussão a respeito da suspensão das hostilidades e pediu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que enquanto trabalha com os países da região, encontre um fim para o conflito e defensa as leis internacionais sobre a proteção de civis. Ela pediu por uma maior compreensão das leis de proteção aos refugiados e para que todos os países desempenhem seu papel em aliviar o sofrimento humano no Iêmen.

Neste final de semana, Jolie visitou a Coréia do Sul onde centenas de iemenitas estão sendo hospedados após fugirem do conflito. Em um comunicado ela disse:

“Como uma comunidade internacional, temos sido vergonhosamente lentos em nossas ações para acabar com a crise no Iêmen. Vimos a situação se deteriorar ao ponto de que o Iêmen está, no momento, à beira da fome e enfrentando a pior epidemia de cólera do mundo em décadas. Quando um conflito chega a este ponto, muitas pessoas acabam não tendo outra opção se não fugir para ter alguma chance de sobreviver. A única maneira de permitir que os refugiados retornem para suas casas, e zerar os números de refugiados ao redor do mundo, é acabar com os conflitos. Espero que exista uma maior compreensão das realidades humanas que levam as pessoas a fugirem, os rigorosos critérios e os processos legais pelo qual o status de refugiado é determinado pela UNHCR, trabalhando com as autoridades nacionais e com nossa responsabilidade compartilhada de ajudar os refugiados até que consigam voltar para suas casas. Sem uma resposta global baseada no Direito Internacional e na responsabilidade coletiva, corremos o risco de uma instabilidade e de uma insegurança muito maiores a longo prazo, algo que criaria um impacto negativo em todos os países”.

Em reunião com o Ministro da Justiça da Coréia do Sul, Park Sang-ki, que dirige o ministério responsável pelas políticas domésticas dos refugiados, Jolie agradeceu os esforços do país por ajudar cerca de 500 iemenitas que chegaram à ilha turística de Jeju no mês de Maio deste ano. Ela reconheceu a importância dos procedimentos e da verificação, vem como os esforços para fornecer proteção até o momento em que os refugiados possam retornar com segurança ao seu país de origem. Ela também expressou o desejo da UNHCR em trabalhar mais estreitamento com as autoridades coreanas para fortalecer o sistema de asilo.

Jolie transmitiu os agradecimentos da UNHCR ao povo da Coreia do Sul por seu apoio aos refugiados em todo o mundo. O setor privado do país está doando milhões, em grande parte, cerca de 230.000 generosos doadores individuais, demonstrando o forte senso de solidariedade dos sul coreanos com os refugiados e com a UNHCR. Ela observou que a Coréia do Sul, com seu próprio histórico de superar as guerras e o deslocamento de pessoas, se tornou uma das maiores economias do mundo e que possui o potencial de desempenhar um importante papel de liderança na região. Jolie também acolheu os recentes esforços da Coreia do Sul que buscam alcançar a paz na península coreana.

Em Seul, a Enviada Especial também se reuniu com o ator sul coreano e embaixador da boa vontade da UNHCR no país, Jung Woo-sung. Eles conversaram a respeito das recentes preocupações publicas na Coreia do Sul com a chegada dos iemenitas na região de Jeju, bem como sobre suas respectivas missões para com a UNHCR. Jolie foi Embaixadora da Boa Vontade da UNHCR durante os anos de 2001 a 2012 antes de ser nomeada Enviada Especial da organização. Jung se tornou Embaixador da Boa Vontade da UNHCR na Coreia do Sul no ano de 2015.

Fonte: UNHCR

Dessa forma, durante o domingo, Jolie participou de uma reunião com o Ministro da Justiça da Coréia do Sul que aconteceu no Complexo Governamental, na cidade de Gwacheon, na Provincia de Gyeonggi. Em seguida, a atriz aproveitou para almoçar no restaurante “Gaon” e, posteriormente, participar de outra reunião no Escritório da UNHCR em Seul. Segundo as redes sociais, Jolie também foi vista jantando e passeando por um shopping para depois ser flagrada no Aeroporto Incheon para embarcar em um voo, provavelmente, com destino a Los Angeles.

Fotos:

01 02 03 04 05