Entrevistas / Revistas & Scans

Angelina Jolie estampa capa da revista Fashion

22 de agosto de 2018

Angelina Jolie: feminina, feminista, forte, frágil e diva. Ícone do glamour de Hollywood, ganhadora de um Oscar, considerada como uma das mulheres mais belas do planeta, símbolo da luta contra o câncer e defensora dos direitos humanos, Jolie se abre nesta entrevista exclusiva. A atriz, sinônimo de elegância e garota propaganda do perfume Mon Guerlain, fala sobre sua família, seu compromisso social e seu novo conceito de feminilidade. Angelina em seu estado mais puro.

Seu compromisso com as causas sociais assim como sua própria experiência de vida fizeram de Angelina uma das vozes mais respeitadas de Hollywood. Isso porque, cada vez que fala, suas palavras tem um peso diferente das demais estrelas da sétima arte. Jolie sabe o que é enfrentar a vida. E fez isso há pouco tempo, demonstrando sua força invejável ao combater o câncer de mama de uma maneira radical: “Minha mãe lutou contra o câncer quase durante uma década e morreu aos cinquenta e seis anos de idade. Viveu tempo suficiente para ver o primeiro de seus netos e para carregá-lo em seus braços, mas meus outros filhos nunca terão a oportunidade de conhecer-la nem saber quem era ela,” confessou Jolie em um carta publicada pelo jornal “The New York Times” depois de se submeter a uma dupla mastectomia. Três anos depois, seu divórcio de Brad Pitt fazia com que ela enfrentasse outro desafio. Defensora e impulsionadora de um novo feminismo, com uma personalidade forte mas cheia de fragilidade, Angelina nunca perdeu nem um pingo e sua elegante feminilidade.

O que significa a feminilidade para você?
Muitas coisas diferentes. Não existe apenas uma versão de feminilidade. Significa coisas diferentes em momentos diferentes e em lugares diferentes. Pode ser certa ternura e elegância, mas também pode ser mulheres marchando e lutando por seus direitos e pelos direitos dos outros.

Em qual idade você se sentiu mais confortável com sua feminilidade?
Quando me tornei mãe pela primeira vez e atualmente. Essa sensação de facilidade, de crescer e mudar com cada ano que passa e a cada etapa da vida. Para mim, tem a ver com aprender e aceitar o que a vida lhe dá.

Você é porta voz de um perfume francês. Sempre escutamos a expressão de “feminilidade a lá francesa”, como a definiria?
Clássica, refinada, que entende a elegância combinada com a força da mente e da personalidade. Equilíbrio.

Como você explicaria essa ideia antiquada de que, passados os quarenta anos, a feminilidade desaparece enquanto que os homens se tornam melhores com a idade?
Isso simplesmente não é verdade. A sabedoria, a compreensão com a idade, a claridade de pensamento – todas as coisas que surgem com a idade – são também qualidades femininas e belas. Eu gosto de pensar que todos nós nos tornamos melhores com a idade, tanto os homens quanto as mulheres.

Qual dos papéis que você já interpretou, você acredita que melhor representa a feminilidade? E o feminismo?
O papel de Marianne Pearl no filme “O Preço da Coragem” (A Mighty Heart). É uma mulher que eu admiro e com quem eu aprendi. Ela superou tudo com força e elegância.

A mulheres nunca desempenharam tantos papeis na vida: mãe, esposa, mulher de negócios… Como podem ser tudo ao mesmo tempo?
As mulheres sempre assumiram muitas funções e estamos preparadas para assumir muitas mais, mas não devemos esquecer de também cuidar de nós mesmas.

Como um perfume pode representar a feminilidade?
Servindo para todos os estados de humor. É isso que eu gosto no perfume Mon Guerlain.

Como pode uma mulher estar realmente de bem com sua feminilidade quando muitas coisas diferentes são exigidas: ser bonita e sexy mas sem ceder aos ditames da moda e da dominação social masculina?
Não existe nada mais atraente do que uma pessoa que é totalmente ela mesma, sem inibições, de qualquer forma que seja. Todos nós reconhecemos quando vemos isso – aquelas mulheres cuja beleza é, na verdade, seu espírito e sua incapacidade de ser qualquer coisa senão fiel a elas mesmas.

A feminilidade e o feminismo são coisas incompatíveis?
Igualdade não é sobre todos nós sermos iguais. É sobre termos a liberdade de fazer nossas próprias escolhas e de viver nossas próprias vidas plenamente, não às custas dos homens, mas ao lado dos homens. Não se trata de um querer derrubar o outro, mas de se erguerem um ao outro juntos. Eu acho que não é dito de forma suficiente, o quanto nós precisamos que os homens em nossas vidas sejam fortes, capazes e o melhor que podem ser.

Podemos imaginar uma sociedade em que os homens e as mulheres sejam iguais, mas onde as mulheres não precisem “virar homens”?
Claro!

Como podemos introduzir e educar as crianças sobre o feminismo?
Através de diversos e fortes exemplos femininos e também estudando o passado: entendendo quanta liberdade nós tivemos que lutar para conquistar e a necessidade de se defender, e quantas mulheres vivem em países em que elas não são livres ainda hoje. Algumas das pessoas que meus filhos mais admiram são mulheres que passaram por conflitos ou superaram adversidades. Acontece de essas pessoas serem mulheres, mas isso não é o que as define. É a sua força e o seu exemplo.

O que você gostaria que suas meninas aprendessem ou levassem com a sua feminilidade?
A serem elas mesmas, completamente. Mas sinceramente, elas me ensinam, todos os dias. Elas são tão diferentes, e cada uma à sua maneira e com personalidades fortes.

Se houvesse um valor central que você gostaria que seus filhos transmitissem aos filhos deles, qual seria?
Liberdade e bondade!

A Guerlain trabalha há 10 anos para proteger a biodiversidade e o planeta. Que relação você tem com o meio ambiente e como você está transmitindo isso para seus filhos?
Temos projetos que ajudam a proteger o meio ambiente no Camboja e na Namíbia. Em nossa família, muitas vezes falamos sobre como tudo está conectado – a vida selvagem, o meio ambiente e o bem-estar das pessoas. Para proteger, você tem que proteger tudo. O mais bonito é que cada um de nós pode fazer nossa parte de várias maneiras diferentes.

Fonte: Fashion ¡HOLA!

Fotos:

01 02 03 04 05