Diretora / Documentários

Jolie estará em documentário sobre mulheres diretoras

1 de agosto de 2018

Entre os diversos documentários que serão exibidos no Festival Internacional de Cinema de Veneza deste ano, estará o mais recente projeto do diretor britânico Mark Cousins: “Women Make Film: A New Road Movie Through Cinema” (tradução não oficial: “Mulheres Fazendo Filme: Uma Nova Jornada pelo Cinema”).

Mais detalhes foram disponibilizados nesta terça-feira, dia 31 de Julho, a respeito do documentário episódico de 16 horas, cujas primeiras quatro horas serão narradas pela cineasta Tilda Swinton. O filme celebrará as mulheres diretoras ao redor do mundo.

O projeto está sendo produzido pela Hopscotch Films, com distribuição feita pela Dogwoof. Swinton também trabalha como produtora executiva do filme, que estreará na seção Classics do Festival de Veneza.

Mark Cousins escreve e dirige, com John Archer da Hopscotch produzindo. Quatro anos para ser feito e ainda em produção, o filme completo estará pronto no outono de 2019.

A produção épica é composta de quarenta capítulos a serem narrados por Swinton e outras mulheres líderes do cinema que ainda não foram anunciadas. De acordo com a produção, “usando quase mil extratos de treze décadas e cinco continentes, o filme mostrará como os filmes são feitos, filmados e editados; como as histórias são moldadas e como os filmes retratam a vida, o amor, a política, o humor e a morte, tudo através das lentes de algumas das maiores mulheres diretoras do mundo”.

Entre as diretoras femininas destacadas no filme estarão Agnes Varda, Jane Campion, Angelina Jolie, Lynne Ramsay, Sally Potter, Lois Weber, Anne Hui, Safi Faye, Mania Akbari, Binka Zhelyazkova e Clio Barnard.

Os filmes anteriores de Cousins incluem “The Eyes Of Orson Welles”, exibido na edição deste ano do Festival de Cannes, “A História do Cinema: Uma Odisseia” e “I Am Belfast”.

O Festival de Cinema de Veneza será realizado entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro.

Fonte: Deadline