Enviada Especial / News / Trabalho Humanitário / UNHCR

Angelina Jolie e Shiloh visitam campo de refugiados no Líbano

20 de junho de 2015

Nesta sexta-feira, dia 19 de Junho, a atriz e Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR / ACNUR), Angelina Jolie, e sua filha Shiloh visitaram um campo de refugiados no Líbano.

De acordo com a notícia, divulgada exclusivamente pela revista norte americana “People”, Jolie levou sua filha de 9 anos para brincar com Hala, uma refugiada de 12 anos de idade que a atriz conheceu no ano passado, durante uma das suas missões humanitárias.

“Shiloh é bastante consciente de que eu visito famílias de refugiados e como considero isso importante. Ela tem pedido para me acompanhar durante minhas missões durante muitos anos. Ela me ouviu falar sobre a Hala desde a minha última visita ao Líbano e esteve esperando durante todo esse tempo para conhecê-la. Foi maravilhoso o fato de que as duas puderam se conhecer, brincar e fazer amigos. Muitos refugiados são crianças. Elas sempre dizem que o mais doloroso não é o fato de terem perdido suas casas – mas o fato de perderem seus amigos.”

Hala, que perdeu seus pais, vive com seus cinco irmãos e irmãs em um campo de refugiados no Vale Bekka. Mais da metade dos 1.2 milhões de refugiados do Líbano, é formada por crianças. A situação de Hala, infelizmente, representa um problema crescente. A UNHCR estima que mais de 60 milhões de pessoas estão desabrigadas no mundo – ou uma em cada 122 pessoas. As vezes, essas pessoas não são nem refugiadas, mas estão desalojadas e procurando por abrigo.

“Foi humilhante e muito triste ver Hala e seus irmãos novamente e perceber que, conforme o tempo passa, a situação deles só piora e a ajuda humanitária está beirando aos limites. Suas lembranças da Síria estão desaparecendo. Eles pararam de contar os dias no acampamento. Nada é certo e eles se sentem abandonados. Shiloh fez muitas perguntas sobre o fato de Hala ter perdido sua família. Com certeza, é muito difícil explicar todas as duras realidades da guerra e do deslocamento de pessoas. Shiloh disse que se sente triste mas feliz por ter tido essa oportunidade e disse que está ansiosa para a próxima visita”, disse Jolie.

Depois do Líbano, Angelina e Shiloh estão a caminho do campo de refugiados Midyat, na Turquia, para comemorar o Dia Mundial do Refugiado, que acontece neste sábado, dia 20 de Junho, ao lado do Alto Comissario das Nações Unidas para os Refugiados, Antonio Guterres. Lá, Jolie deve se encontrar com refugiados sírios e refugiados iraquianos antes de voltar para casa e comemorar o dia dos pais ao lado de Brad Pitt e do resto da família.

Fonte: People

Obs: De acordo com informações de sites locais, Angelina Jolie e o Antonio Guterres já aterrizaram na Turquia. Os teriam sido recebidos pelo vice-Governador da cidade de Mardin, Ali Gundogan. No entanto, intensas medidas de segurança teriam sido tomadas no Aeroporto da cidade, já que jornalistas não foram autorizados a tirar fotos. Jolie estaria hospedada no Hotel Hilton Garden Inn e deve se encontrar, na parte da manhã, com o primeiro ministro turco, Recep Tayyip Erdogan no distrito de Midyat.

Fotos:
• TRABALHO HUMANITÁRIO > 2015 > 19/06/15 – LÍBANO (??x)