Câncer / Mastectomia / News

Angelina Jolie Pitt: o diário de uma cirurgia

24 de março de 2015

Los Angeles – “Dois anos atrás eu escrevi sobre minha escolha ao fazer uma dupla mastectomia preventiva. Um simples exame de sangue revelou que eu possuía uma mutação no gene BRCA1. Esta mutação deu a mim uma estimativa de risco de 87% em desenvolver câncer de mama e um risco de 50% em desenvolver câncer de ovário. Eu perdi minha mãe, minha avó e minha tia para o câncer.

Eu queria que outras mulheres que também possuem este risco, soubessem que existem opções. Eu prometi divulgar qualquer outra informação que pudesse ser útil, incluindo minha próxima cirurgia preventiva: a remoção dos meus ovários e das trompas de Falópio.

Eu estive planejando isso há algum tempo. É uma cirurgia menos complexa do que a mastectomia, mas seus efeitos são mais graves. Ela coloca a mulher em um estado de menopausa forçado. Então, eu estava preparando-me física e emocionalmente, discutindo as opções com os médicos, pesquisando sobre medicina alternativa, e preparando a substituição dos hormônios, estrógeno e progesterona. Mas eu senti que ainda tinha alguns meses até marcar a data da cirurgia.

Então, duas semanas atrás, recebi um telefonema do meu médico com os resultados dos meus exames de sangue. “Sua CA-125 é normal”, disse ele. Dei um suspiro de alívio. Este teste mede a quantidade da proteína CA-125 no sangue, que é usada para monitorar o câncer de ovário. Eu faço esse teste todos os anos por conta do meu histórico familiar.

Mas não foi só isso. Meu médico continuou. “Existe uma série de marcadores inflamatórios que estão elevados e que analisados em conjunto, poderia ser um sinal de câncer”. Eu dei uma pausa. “No teste da proteína CA-125 existe uma chance entre 50% a 75% de erro em não identificar o câncer de ovários nos estágios iniciais,” disse ele. Ele queria que fosse ver meu cirurgião imediatamente para dar uma olhada em meus ovários.

Imagino que eu senti algo que milhares de mulheres já sentiram. Eu disse a mim mesma para ficar calma, ser forte e que eu não tinha nenhuma razão em pensar que eu não veria meus filhos crescerem e que eu não conheceria meus netos.

Eu liguei para meu marido na França, mas ele estava no avião. Uma coisa bonita sobre esses momentos da vida, é que existe muita clareza. Você sabe porque você vive e o que realmente importa. É algo polarizante e pacífico.

Naquele mesmo dia, eu fui ver a cirurgiã que cuidou da minha mãe. Eu a vi pela última vez, no dia que minha mãe faleceu. Quando me viu, ela chorou: “Você é igualzinha a ela.” Isso me quebrou. Mas nós sorrimos uma para a outra e concordamos que nós estávamos lá para lidar com qualquer problema, então, “vamos começar logo com isso”.

Nada durante o exame ou durante o ultrassom foi preocupante. Fiquei aliviada que, se fosse câncer, provavelmente estaria nos estágios iniciais. Se o câncer fosse em outro local do meu corpo, eu ficaria sabendo em cinco dias. Eu passei esses cinco dias como se estivesse numa névoa, assistindo jogos de futebol dos meus filhos e trabalhando em me manter calma e focada.

O dia dos resultados dos exames chegou. O exame de tomografia PET/CT estava claro e o teste do tumor foi negativo. Eu estava cheia de felicidade em embora o marcador radioativo não deixasse que eu abraçasse meus filhos. Existia ainda a chance de eu ter câncer nos estágios iniciais. Para meu alívio, eu ainda tinha a opção de remover os ovários e as trompas de Falópio. E eu optei em fazê-lo.

Eu não fiz isso porque eu carrego uma mutação no gene BRCA1, e quero que outras mulheres saibam isso. Um teste positivo de mutação no gene BRCA1, não significa que automaticamente temos que ir para a sala de cirurgia. Conversei com muitos médicos, cirurgiões e naturopatas. Existem outras opções. Algumas mulheres tomam pílulas anticoncepcionais, ou optam pela medicina alternativa combinada com verificações frequentes. Existe mais de uma maneira de lidar com qualquer problema de saúde. A coisa mais importante é conhecer essas opções e escolher aquela que é certa para você.

No meu caso, os médicos orientais e ocidentais que eu conheci concordaram que remover os ovários e as trompas era a melhor opção, porque além da mutação no gene BRCA, outras três mulheres na minha família tinham morrido em decorrência do câncer. Meus médicos indicaram que eu deveria fazer uma cirurgia preventiva “dez anos antes” do “mais jovem” aparecimento de câncer em meus parentes do sexo feminino. Minha mãe foi diagnosticada com câncer de ovário quando ela tinha 49 anos. Eu tenho 39.

Na semana passada, eu me submeti a cirurgia: uma salpingo-ooforectomia bilateral laparoscópica (laparoscopic bilateral salpingo-oophorectomy). Havia um pequeno tumor benigno em um dos ovários, mas não havia sinais de câncer em nenhum dos tecidos.

Eu uso um pequeno adesivo transparente que contém estrogênio. Um DIU de progesterona foi inserido em meu útero. Ele vai ajudar em manter o equilíbrio hormonal, mas o mais importante é que ele irá ajudar a prevenir o câncer de útero. Eu decidi manter meu útero porque o câncer neste local, não faz parte do meu histórico familiar.

Não é possível remover todos os ricos, e o fato é que eu ainda permaneço propensa a desenvolver câncer. Agora, eu irei procurar por formas naturais em fortalecer meu sistema imunológico. Eu me sinto feminina e apegada nas decisões que eu tomei que foram feitas para mim e para a minha família. Agora, eu sei que meus filhos nunca irão ter que dizer: “A mamãe morreu por conta de um câncer de ovário”.

Independentemente das reposições hormonais que estou tomando, agora eu estou na menopausa. Eu não poderei mais ter filhos e espero algumas mudanças físicas. Mas eu me sinto bem com relação ao o que virá, não porque eu sou forte, mas porque esta é uma parte da minha vida. Não é algo para ser temido.

Eu realmente sinto muito pelas mulheres que passaram por isso quando ainda eram muito jovens, antes mesmo de ter filhos. A situação delas é muito mais difícil que a minha. Eu perguntei e descobri que existem opções de remover as trompas de falópio e manter os ovários, continuando assim, com a capacidade de ter filhos e não entrar na menopausa. Espero que elas possam ficar cientes disso.

Não é fácil tomar essas decisões. Mas é possível assumir o controle e combater frontalmente qualquer problema de saúde. Você pode procurar conselhos, descobrir novas opções e fazer as escolhas que são certas para você. Conhecimento é poder.”

________
Angelina Jolie Pitt é uma cineasta e Enviada Especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.

Fonte: New York Times