Rainha do Reino Unido dá título de Dama Honorária à Angelina Jolie
14 de junho de 2014
Neste sábado, dia 14 de Junho, Angelina Jolie foi condecorada como Dama do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II do Reino Unido. A atriz e humanitária de 39 anos – que co-presidiu uma cúpula internacional a favor do fim da violência sexual em conflitos que aconteceu nesta semana, em Londres – se tornou uma Dama Comenda da Mais Distinta Ordem de São Miguel e São Jorge pelos serviços prestados à política externa do país e pela campanha contra violência sexual em zonas de guerra.
O título é a versão feminina do que seria o título honorário de Cavalheiro. Jolie estava entre as 1.149 pessoas que receberam um prêmio pela sua contribuição à sociedade britânica, na lista anual Queen’s Birthday Honours publicada neste sábado.
O reconhecimento de honra de Jolie se deu pela contribuição da atriz com relação a política externa britânica para o fim da violência sexual em conflitos – a atriz, inclusive, fundou a ‘Preventing Sexual Violence Initiative’ (Iniciativa de Prevenção a Violência Sexual) dois anos atrás ao lado do Ministro de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague. Como Jolie não é cidadã britânica, ela não pode ser tratada como Dama, mas pode receber o prêmio de forma honorária. Em um comunicado, a atriz – que vem sendo nomeada como a Princesa Diana de nossa era – agradeceu ao título:
“Receber uma honra relacionada à política externa tem um grande significado para mim, pois isso é algo que eu gostaria de dedicar a minha vida. Trabalhar com a ‘Preventing Sexual Violence Initiative’ e os sobreviventes de estupro é uma honra. Eu sei que o sucesso com relação aos nossos objetivos pode demorar uma vida inteira, mas serei dedicada a isso por toda minha vida”.
- Notícia anterior: Angelina Jolie e Brad Pitt participam do último dia de evento contra estupro
- Próxima notícia: Angelina Jolie, Brad Pitt e os filhos retornam a Los Angeles