Diretora / Filmes / News / Unbroken

Angelina Jolie quebra a maldição de “Unbroken”

19 de abril de 2014

A história surpreendente de Louis Zamperini permaneceu sem ser contada em um filme durante 56 anos porque não havia muito o que contar…

Angelina Jolie estava pronta para ficar atrás das câmeras novamente. Sua estreia na direção em “Na Terra de Amor e Ódio” não foi um sucesso de bilheteria nem aclamado pela crítica, mas contar a história da guerra da Bósnia no filme lançado em 2011, parece ter realizado seu desejo em se tornar uma cineasta. Então, Jolie começou a procurar outros projetos, sabendo que tinha que escolher cuidadosamente. Sobre deixar de ser atriz e se tornar diretora, ela contou:

“Eu estava muito nervosa. Foi como começar tudo de novo. Todas as coisas que você tinha em seu favor, não estavam mais lá”.

Finalmente, no final de 2012, ela acabou em uma longa lista para dirigir “Unbroken”, que seria um adaptação para o cinema do livro bestseller escrito por Laura Hillenbrand, que conta a história do corredor olímpico que virou bombardeiro durante a Segunda Guerra Mundial, Louis Zamperini, que além disso, sobreviveu durante 47 dias em um bote salva vidas e foi torturado por mais de 2 anos em um campo de prisioneiros de guerra no Japão.

Jolie, então, correu contar sua idéia para Brad Pitt. E o parceiro de longa data da atriz disse:

“Oh, querida. Este projeto está aí desde sempre.”

A história de Hollywood está cheia de projetos que levaram décadas para se concretizar. O roteirista Craig Borten começou a trabalhar no filme lançado no ano passado, “Clube de Compras Dallas”, em 1992 e uma sequência para o filme de 1988, “Uma Cilada para Roger Rabbit” ainda continua a ser uma ideia frustrada. No entanto, esses atrasos são apenas um piscar de olhos em comparação com a história de Zamperini – uma épica história de sobrevivência, desespero, heroísmo e redenção – que esteve entre os projetos da Universal por mais de 50 anos.

Os estúdios da Universal compraram os direitos do livro que conta as memórias de Zamperini, entitulado “Devil at My Heels” e lançado em 1959, para estrelar Tony Curtis no papel principal. Mas, ao invés disso, o ator decidiu fazer “Spartacus” e assim, como o próprio Zamperini, “Unbroken” foi deixado à deriva. Mas em 1998, um produtor especialmente determinado decidiu trazer a história de Zamperini de volta a vida. Mas mesmo com toda a determinação deste produtor, o filme teve incontáveis mortes e seu destino estava praticamente condenado, até que uma escritora, lutando contra uma síndrome de fadiga crônica, tomou a transformadora decisão de escolher a história de Zameperini como tema de seu próximo livro.

RECRIANDO O ACIDENTE DO AVIÃO B-24
Em janeiro, dentro de um cavernoso estúdio no Village Roadshow Studios, que fica próximo a cidade de Gold Coast, na Austrália, dezenas de pessoas – figurinistas, assistentes, figurantes – formavam a equipe de produção do novo filme de Jolie, enquanto preparavam-se para recriar o acidente aéreo que aconteceu no avião B-24 de Louis Zamperini, conhecido por todas as pessoas que temiam voar nele, como Besouro Verde. Enquanto Zamperini (Jack O’Connell) e os tripulantes Russell Allen “Phil” Phillips (Domhnall Gleeson) e Francis “Mac” McNamara (Finn Wittrock) se preparavam para o impacto dentro do bombardeiro, a equipe de efeitos especiais de “Unbroken” balançou o avião violentamente, enchendo sua fuselagem com uma explosão de água do mar. Depois de verificar e cientificar que todos os membros do elenco estavam ilesos, o elenco e a equipe aplaudiram ruidosamente. Jolie aceitou as parabenizações e o assistente da diretora pediu uma pausa para o almoço.

Enquanto todos saíam, apenas uma pessoa ficou para trás, radiante. Era o produtor Matthew Baer, que finalmente tinha testemunhado a concretização de seu sonho. Baer sabia que anos atrás, ele havia sido o alvo principal das piadas em Hollywood. Por 11 anos, Baer não produziu nenhum filme. Mas ele está na ativa novamente. Será que tudo isso é por conta de “Unbroken”?

“Foi constrangedor. Todo produtor tem um projeto especial em seu coração e podemos ser ridicularizados por não desistirmos deles por tanto tempo.”

“Unbroken” tem data de estreia prevista para o dia 25 de Dezembro de 2014 nos Estados Unidos.

Leia o artigo completo (em inglês) no site oficial do Los Angeles Times.

Três novas imagens oficiais do filme foram adicionadas na Galeria de Fotos do Angelina Fan Brasil:

01 02 03 04 05

• FILMES > 2014 – UNBROKEN > IMAGENS OFICIAIS (STILLS) (10x)