Angelina Jolie faz comunicado sobre situação na Síria
11 de dezembro de 2013
Nesta quarta-feira, dia 11 de Dezembro, o site oficial da UNHCR (The UN Refugee Agency) disponibilizou um comunicado feito por Angelina Jolie – Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados – sobre a atual situação na Síria, onde se completam mil dias de enfrentamentos armados que se levaram a vida de mais de 100 mil pessoas.
“Cada um dos últimos mil dias tem sido um verdadeiro pesadelo para o povo Sírio.
Com tanta dificuldade para trabalhadores humanitários e jornalistas terem acesso e com 250.000 pessoas presas nas áreas sitiadas, a história completa destes mil dias ainda não foi contada. Mas nós sabemos que mais de 100.000 sírios morreram. No mínimo, é equivalente dizer que 100 pessoas foram mortas a cada dia destes últimos mil dias. Nós vamos olhar para trás com vergonha deste período e seremos assombrados pelo nosso fracasso coletivo ao tentar evitar esta matança de pessoas inocentes.
Este chocante marco deve estimular todos os envolvidos na Conferência Genebra II, que acontecerá em Janeiro, a fazer algo genuinamente diferente: colocar fim a esta violência e assegurar o acesso humanitário completo ao povo faminto e sitiado da Síria.
A cada dia que passa, a vida fica mais difícil para os milhões de refugiados sírios, dos quais metade são crianças. Eu espero que as pessoas e os governos ao redor do mundo sintam compaixão e tenham um senso de responsabilidade por eles, proporcionando aumento na ajuda, que e desesperadamente necessária.
Nós não podemos voltar no tempo para o povo sírio. Mas nós temos o poder, como uma comunidade interacional, de prevenir outros 1.000 dias de derramamento de sangue e de sofrimento.”
Tradução por Julia Leyte, Angelina Fan Brasil.
Fonte: UNHCR
- Notícia anterior: Angelina Jolie perde a licença de seu jatinho particular
- Próxima notícia: Angelina Jolie nos sets de “Unbroken” em Werris Creek