Mastectomia / News

Tia de Angelina Jolie perde batalha contra o o câncer

27 de maio de 2013

A tia da atriz Angelina Jolie, Debbie Martin, faleceu na madrugada deste sábado, dia 26 de Maio, por volta da 1:50 da manhã, com 61 anos, após perder uma batalha contra o câncer de mama. Debbie era a irmã mais nova de Marcheline Bertrand, mãe de Angelina, que faleceu de câncer de ovário em 2007.

A notícia de que Debbie tinha falecido foi dada justamente duas semanas após Angelina revelar que tinha se submetido a uma dupla mastectomia preventiva.

“Angelina esteve mantendo contato ao longo da semana e seu irmão, Jamie, esteve conosco, dando apoio dia após dia. Os dois amavam muito Debbie e mesmo que Angie não possa estar aqui agora, ela enviou seu amor e seu apoio, algo que foi muito bom. Nós vimos Angelina várias vezes desde quando Debbie foi diagnosticada com câncer de mama. Debbie e eu estávamos muito orgulhosos de sua recente decisão de fazer uma dupla mastectomia preventiva e de fazer qualquer coisa para que sua família não tivesse que passar por aquilo que nós estávamos passando. O pai de Angelina, Jon Voight, também foi tremendamente prestativo – ele veio ver Debbie no último domingo e passou o dia inteiro conversando com ela e compartilhando seu carinho. Eu sei que Debbie realmente gostou de vê-lo e de conversar com ele,” disse Ron Martin, marido de Debbie.

Assim como Angelina e Marcheline, Debbie também possuía uma mutação no gene BRCA1 – que aumenta significativamente o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário – no entanto, quando ela descobriu já era tarde demais. Debbie foi diagnosticada com câncer de mama em 2004 e após desenvolvê-lo ela teve, ainda, os ovários removidos para minimizar as chances da doença voltar.

Debbie faleceu no Palomar Hospital, que fica na cidade de Escondido, na Califórnia, deixou seu marido Ron e dois filhos, Chris e Cory Martin.